Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3631
Título: Modelagem matemática de protótipo para dessalinização de água utilizando energia solar térmica com potencial de aplicação no Maciço de Baturité, Ceará, e regiões equivalentes de clima
Autor(es): Lima, Cláudio Wagner Santos
Palavras-chave: Dessalinizador Solar
Modelagem
Concentrador Cilíndrico
Data do documento: 31-Mai-2023
Citação: LIMA. C. W. S; (2023)
Resumo: A escassez de água no Nordeste brasileiro sempre foi um limitador para o desenvolvimento da região, além desse fator, partes da região constitui-se de água salobra. Áreas rurais e remotas geralmente não possuem sistemas integrados de tratamento de água devido ao custo elevado, e a região Nordeste, mesmo com programas do governo como “água para todos”, não consegue suprir a demanda de pessoas contempladas devido recurso limitados do governo. Em localidades isoladas, ou em regiões mais rurais, onde é comum a utilização de poços profundos, é interessante um sistema de tratamento descentralizado. Um dos sistemas mais antigos de dessalinização de água é através da evaporação. Atualmente a técnica de dessalinização foi aprimorada sendo possível através de vários processos. Nesse contexto, o trabalho teve como objetivo apesentar uma modelagem matemática de um protótipo do projeto de um dessalinizador solar que utiliza um concentrador solar parabólico cilíndrico. Para realização desse estudo foi apresentado cada parte do projeto e por conseguinte a demonstração da modelagem matemática dele, tendo ao final do trabalho os passos e modelagem do trabalho de forma simples a poder implementar na região de Baturité ou local de clima similar. Para o desenvolvimento dos desenhos e cálculos foram utilizados softwares livres ou em suas licenças de teste. Nos resultados, demonstrou-se a matemática da tecnologia e desenvolvimento dos cálculos para que possam ser facilmente replicados fisicamente em qualquer região de semiárido.
Descrição: LIMA, Cláudio Wagner Santos. Modelagem matemática de protótipo para dessalinização de água utilizando energia solar térmica com potencial de aplicação no Maciço de Baturité, Ceará, e regiões equivalentes de clima. 2022. 89f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3631
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CLÁUDIO WAGNER SANTOS LIMA_organized.pdf2022_cwslima.pdf2,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.