Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3632
Título: Turismo e impactos socioambientais em áreas litorâneas: estudo de percepção na prais de Morro Branco-Ceará
Autor(es): Santos, José Cleilson de Paiva dos
Palavras-chave: Turismo sustentável
Impactos socioambientais
Morro Branco - praia
Data do documento: 31-Jan-2023
Citação: SANTOS, J. C. P. (2023)
Resumo: Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de analisar os impactos socioambientais relacionados com as atividades turísticas percebidas na praia de Morro Branco, Beberibe, Ceará, Brasil. Parte-se do pressuposto que os impactos socioambientais oriundos dos empreendimentos turísticos na perspectiva de produção, desenvolvimento e transformação é uma realidade inegável e preocupante do ponto de vista sustentável. Desse modo, esta pesquisa analisou o relacionamento dos envolvidos com o turismo local para compreender o real impacto ocasionado pela falta de planejamento, principalmente nos aspectos social, cultural e econômico da comunidade situada em seu entorno. Este estudo analisa as políticas turísticas e a legislação municipal quanto ao processo de incentivo que promovem o desenvolvimento do turismo local. Este é um estudo de caso exploratório de natureza básica com abordagem qualitativa. Em relação às técnicas de coleta de dados e geração de informações, empregaram-se a observação direta, as entrevistas não diretivas e o instrumento do questionário aberto. Quanto às técnicas de análise, aplicou-se a interpretação de conteúdo e análise do discurso narrativo sócio-histórico contextual. Em relação aos resultados, constatouse pouca efetividade do poder público e pouco envolvimento da população no tocante aos impactos socioambientais na praia de Morro Branco. Conclui-se que para obter uma resposta significativa em relação às atividades turísticas em áreas litorâneas são necessárias ações que promovam a sustentabilidade por meio da educação ambiental, além da sensibilização da população local sobre a necessidade de preservar o meio ambiente, a fim de garantir um ambiente equilibrado para as futuras gerações.
Descrição: SANTOS, José Vleilsn de Paiva. Turismo e impactos socioambientais em áreas litorâneas: estudo de percepção na prais de Morro Branco-Ceará. 2023. 85 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Sociobiodiversidade e Tecnologias sustentáveis (MASTS). Instituto de Engenharia e Desenvolvimento Sustentável – IEDS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3632
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO 2023 - (revisão) oficial.pdf2023_diss_jcdepdossantos.pdf1,77 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.