Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3637
Título: Leishmaniose Tegumentar Americana e Visceral: aspectos socioeconômicos, demográficos e ocorrência de casos nas regionais de saúde do Ceará
Autor(es): Cruz, Gabriela Silva
Palavras-chave: Leishmaniose Tegumentar Americana
Leishmaniose Visceral
Epidemiologia
Data do documento: 5-Jul-2018
Citação: CRUZ, G. S. (2018)
Resumo: A leishmaniose Tegumentar Americana (LTA) e a Leishmaniose Visceral (LV) são doenças infecciosas transmitidas ao homem através da picada de fêmeas de flebotomíneos infectadas com protozoários do gênero Leishmania. Tais doenças apresentam distribuição em todo o território brasileiro, principalmente nas Regiões Norte e Nordeste. O levantamento do número de casos e a identificação de variáveis relacionadas a estes agravos, fornece subsídios para o melhor entendimento a respeito destas doenças. Diante do exposto, objetivo deste estudo foi identificar os aspectos socioeconômicos e demográficos envolvidos nos casos notificados de Leishmaniose Tegumentar Americana e Leishmaniose Visceral e o quantitativo de casos distribuídos pelas regionais de saúde do Estado do Ceará, no período de 2007 a 2017. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, o qual avaliou os casos em relação às vaiáveis: regional de saúde onde ocorreu a notificação, ano de notificação, sexo, faixa etária, escolaridade, zona de residência e evolução do caso. Em relação à LTA entre 2007 e 2017, foram notificados 8300 casos com maior número de notificações na Região de Saúde de Tianguá (24,90%). A maioria dos indivíduos residem na zona rural (65,71%), são homens (53,31%), com faixa de idade entre 20 e 39 anos (27,60%) e nível de escolaridade referente ao ensino médio incompleto (43,68%). Quanto à evolução do caso, houve elevado percentual de cura (43,68%). No tocante à Leishmaniose Visceral, foi observado um total de 5696 notificações, com maior número de casos na Região de Saúde de Sobral (53,46%). A maioria dos indivíduos residem na zona urbana (73,98%), são do sexo masculino (66,89%), possuem idade entre 20 e 39 anos (24,36%) e ensino fundamental incompleto (19,21%). A maioria dos casos evolui para cura (73,90%). Constatou-se que a LTA e LV apresentam maior incidência em regiões em que oferecem condições favoráveis para a reprodução do mosquito vetor, sendo a LTA associada a Regiões de Saúde com clima ameno e extensa vegetação, as quais são as Regiões de Saúde de Baturité e Tianguá, e a LV associada a centros urbanos, nos quais há um maior número de cães infectados e maior convívio destes com a população. Ambas as patologias acometem, em sua maioria, indivíduos do sexo masculino e jovens adultos, com idade entre 20 e 39 anos, economicamente ativos.
Descrição: CRUZ, Gabriela Silva. Leishmaniose Tegumentar Americana e Visceral: aspectos socioeconômicos, demográficos e ocorrência de casos nas Regionais de Saúde do Ceará. 2018. 31 f. Monografia (Especialização) - Curso de Especialização em Gestão em Saúde, Instituto de Ciências da Saúde - ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3637
Aparece nas coleções:Monografia - Especialização em Gestão em Saúde

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GABRIELA SILVA CRUZ TCC.pdf2018_mono_gscruz.pdf375,02 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.