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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3648
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Santos, Juliana da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-10T22:15:19Z | - |
dc.date.available | 2023-08-10T22:15:19Z | - |
dc.date.issued | 2022-06-27 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, J. S. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3648 | - |
dc.description | SANTOS, Juiana da Silva. Gênero, trabalho e educação: escrevência de ser poderosa na Rede Municipa de Acarape - Ceará (017-2020).2022.90 f. Dissertação (Mestrado Interdisciplinar em Humanidades) - Instituto de Instituto de Humanidades (IH), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente dissertação de mestrado é o resultado de um trabalho desenvolvido no âmbito da experiência no Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab, instituição localizada na microrregião cearense do maciço de Baturité. A pesquisa possui o apoio financeiro da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP – CE) e objetiva tecer reflexões sobre as relações entre gênero, trabalho e educação, a partir das escrevivências das professoras temporárias da rede pública municipal de Acarape-Ceará. A precarização na prática laboral docente do referido município é algo que interfere nas relações de trabalho e na construção social das professoras, bem como na qualidade da educação municipal. A discussão perpassa desde as reflexões ontológicas dos conceitos de trabalho até as condições atuais da trabalhadora docente, além de integrar a discussão de gênero e educação. Salientamos também a presença da discussão sobre a Covid19 e a estruturação das aulas remotas durante o período pandêmico em Acarape. Para tanto, partimos de uma reflexão de cunho marxista, feminista e interdisciplinar, refletindo sobre as questões relacionadas ao mundo do trabalho e suas vicissitudes, para compreender como a precarização característica do universo laboral se estabelece na prática e interfere na vida pessoal e no modo de trabalhar das referidas professoras. A abordagem metodológica da investigação é qualitativa e se apresenta sob a perspectiva do materialismo histórico – dialético. O fio condutor da análise se processa pela articulação de fontes diversas (orais e escritas), priorizando as falas das companheiras professoras que se propuseram a colaborar com a pesquisa. Na intenção de construir conhecimento a partir das experiências adquiridas e vivenciadas, este trabalho fala sobre e para mulheres que exercem a função laboral docente e, apesar de estarem em situação de precariedade, se mantêm ativas em suas funções, acreditando na força transformadora da educação. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professoras | pt_BR |
dc.subject | Trabalho - Aspectos sociais | pt_BR |
dc.subject | Gênero - Identidade de gênero | pt_BR |
dc.title | Gênero, trabalho e educação: escrevivência de ser professora narede municipal de Acarape-Ceará 2017-2020 | pt_BR |
dc.type | Dissertation | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertação - Mestrado Interdisciplinar em Humanidades |
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