Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3657
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAquino Neto Segundo, Roberto Xavier de-
dc.date.accessioned2023-08-11T13:59:54Z-
dc.date.available2023-08-11T13:59:54Z-
dc.date.issued2021-04-14-
dc.identifier.citationAQUINO NETO SEGUNDO, R. X. (2021)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3657-
dc.descriptionAQUINO NETO SEGUNDO, Roberto Xavier de. Física na vida: uma visão de alunos do ensino médio e sua relevância para a aprendizagem. 2021. 64 f. Monografia - Curso de graduação Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - (ICE), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2021.pt_BR
dc.description.abstractO presente Trabalho de Conclusão de Curso objetivou refletir, a partir do olhar dos estudantes de ensino médio de duas escolas públicas localizadas no Maciço de Baturité – Ceará, sobre a contextualização como um princípio pedagógico no ensino da Física e compreender como os alunos enxergam a Física em suas vidas. Configurado como um estudo de abordagem qualitativa, o processo investigativo partiu das reflexões sobre a construção e a socialização do conhecimento, através da revisão de literatura, trazendo uma perspectiva histórica, que articula passado e presente para situar os desafios vividos pelos professores que atuam na área de Física para conduzir o processo ensino-aprendizagem, buscando propostas que auxiliem o desenvolvimento do mesmo dentro da temática (Física na vida). Foram definidos como loci de investigação duas escolas públicas estaduais localizadas no Maciço de Baturité e como sujeitos, estudantes de ensino médio das turmas de primeiro, segundo e terceiro ano. A aproximação com a realidade articulou a aplicação de questionário junto aos sujeitos, para acessar a visão dos mesmos acerca dos diálogos estabelecidos entre o ensino de Física, seus contextos de existência e a Física na vida. Com vistas à vivência e à reflexão acerca da contextualização como princípio pedagógico, foram realizadas mesas redondas, cujas temáticas foram a Física na carreira profissional e aplicações de Física, dois vieses da Física na vida, visando um debate qualitativo com os alunos quanto à viabilidade dos mesmos no ensino. A partir do debate gerado nestes eventos foi aplicado um questionário complementar para um melhor estudo, dado o tempo limitado das mesas. Por meio dos dados coletados, foi possível verificar as potencialidades futuras dos alunos e de seus projetos de vida, articulando e materializando elementos propostos pelas competências gerais apresentadas na BNCC. A pesquisa apontou para a relevância da contextualização para um ensino de Física no Ensino Médio mais significativo, pois ao vincular o estudo dos conteúdos da área aos possíveis projetos de vida do aluno caminhou-se em direção à superação de um dos maiores desafios atuais da educação, a motivação do aluno.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAplicaçõespt_BR
dc.subjectCarreira profissionalpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagem e física na vida.pt_BR
dc.titleFísica na vida: uma visão de alunos do ensino médio e sua relevância para a aprendizagempt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTO XAVIER DE AQUINO NETO SEGUNDO Mono.pdf2021_mono_rxansegundo.pdf.1,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.