Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3662
Título : Gestão sustentável do uso de tecnologias da informação em uma instituição federal de ensino superior do Ceará
Autor : Rodrigues, Francisco Antônio
Palabras clave : Desenvolvimento sustentável
Universidade Federal
Administração Pública
Novas tecnologias
Fecha de publicación : 20-dic-2021
Citación : RODRIGUES, F. A. S. (2021)
Resumen : A escrita desta pesquisa tem como objetivo conhecer as práticas de gestão e identificar se há ações sustentáveis de TI Verde no Setor de Tecnologia da Informação (TI) da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira -UNILAB e se há ações sustentáveis no âmbito administrativo da TI da instituição. Implantada no município de Redenção, Ceará, a Unilab tem como desafio proposto nas suas diretrizes o objetivo de promover práticas sustentáveis. A trajetória de mudanças vivenciada pelos setores da sociedade, em especial nas últimas décadas, tem influenciado a administração pública a buscar um posicionamento em relação ao modo de utilização da Tecnologia da Informação (TI). Isso significa dizer que as instituições têm buscado atuar junto aos desafios de promover a sustentabilidade através da adoção do desenvolvimento sustentável. O percurso metodológico empregado no estudo em desenvolvimento, cujo modo de acesso ao objeto de pesquisa se dá através da análise do discurso, significa que a pesquisa trata-se de pesquisa descritiva e exploratória. A pesquisa tem como referência as práticas de gestão de tecnologia da informação desenvolvidas na Diretoria de Tecnologia da Informação - DTI/ UNILAB. O estudo alinha-se com a abordagem qualitativa, por considerar mais adequada para analisar e obter resultados do questionamento proposto. Diante disso, é concluído que o grande desafio da Unilab consiste em manter e expandir as ações promissoras da TI Verde, pois conscientizar os gestores, os alunos, os professores e os servidores se mostra um fator essencial de conduta que se relaciona como parte da trajetória de formação acadêmica. Esse posicionamento verde precisa ultrapassar as fronteiras estruturais, servindo como base para que novas instituições públicas de outras áreas alinhem-se e incorporem o novo conceito de compras públicas sustentáveis, inserindo de forma proporcional ações concretas de tecnologia da informação sustentável.
Descripción : RODRIGUES, Francisco Antônio. Gestão sustentável do uso de tecnologias da informação em uma instituição federal de ensino superior do Ceará. 2021.64f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS). Pró-Reitoria De Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2021.
URI : repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3662
Aparece en las colecciones: Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
FRANCISCO ANTONIO DE SOUSA RODRIGUES Dissertação.pdf2021_diss_fadesrodrigues.pdf1,57 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.