Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3663
Título: "Não sou romancista, sou contadora de histórias" Paulina Chiziane: literatura de resistência
Autor(es): Fernandes, Janaina de Souza
Palavras-chave: Chiziane, Paulina, 1955
Oralidade
Resistência
Literatura moçambicana
Data do documento: 31-Mar-2022
Citação: RODRIGUES, J. S. (2022)
Resumo: A escrita desta pesquisa visa entender a resistência da autora Paulina Chiziane em ser considerada romancista. Com abordagem qualitativa, este estudo se justifica pelo desejo de aprofundar os conhecimentos acerca da literatura de Paulina Chiziane, como meio de desconstrução de um pensamento eurocêntrico, com o intuito de se desprender de conhecimentos cristalizados e de conhecer novas epistemologias que trazem uma perspectiva vista por novos olhares. Portanto, o referencial teórico utilizado foi: A tradição viva, de A. Hampatê Bâ (2010); Império, mito e miopia: Moçambique como invenção literária, de Francisco Noa (2015); Teoria do romance III, de Mikhail Bakhtin – Tradução de Paulo Bezerra - (2015-2019); Ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Filding - Tradução de Hildegard Feist - (2010), de Ian Watt; Discurso sobre o Colonialismo, de Aimé Césaire (1978); as três primeiras obras de Paulina Chiziane: Balada de Amor ao vento (1990), Ventos do Apocalipse (1999) e O Sétimo Juramento (2000). A coleta de dados foi realizada a partir da pesquisa bibliográfica de autores que dialogam a respeito do conceito de romance; a decolonização do pensamento e do discurso de Chiziane em entrevistas concedidas em livros e para canais das mídias digitais. Desse modo, concluiu-se que Paulina Chiziane não quer se enquadrar nos conceitos ocidentais, pois as suas histórias contadas trazem a marca da liberdade que a autora possui e da resistência ao período colonial vivido em seu país.
Descrição: FERNANDES, Janaina de Souza. "Não sou romancista, sou contadora de histórias" Paulina Chiziane: literatura de resistência. 2022. 60f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS). Pró-Reitoria De Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3663
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Janaina Fernandes final.pdf2022_jdesfernandes.pdf497,22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.