Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3665
Título: Práticas culturais sustentáveis afro-brasileiras na comunidade quilombola de Melancias, Ocara - Ceará
Autor(es): Pinheiro, Meiriane da Silva
Palavras-chave: Quilombola - Ceará
Cultura afro-brasileira
Etnografia- Resistência
Ocara - CE
Data do documento: 10-Dez-2021
Citação: PINHEIRO, M. S. (2021)
Resumo: A escrita deste trabalho dissertativo buscou compreender o processo histórico e cultural do Brasil, da colonização portuguesa aos seus arcabouços presentes na formação do povo brasileiro; não somente europeus, mas de uma miscigenação cultural herdada também dos povos indígenas e negros. Com o objetivo de conhecer, valorizar e fortalecer as práticas culturais sustentáveis dos remanescentes do quilombo denominado Lagoa das Melancias, Ocara, Ceará, em seu percurso histórico de autorreconhecimento e legitimação oficial como comunidade de descendentes de antigos escravos. Sendo este um estudo etnográfico, recorreuse metodologicamente à pesquisa de campo como procedimento técnico à abordagem qualitativa e às técnicas da história oral, além da observação direta, do diário de bordo, da roda de conversa in loco; e, através do WhatsApp, na coleta de dados, buscou-se compreender o sentimento da comunidade acerca do legado das práticas culturais e de sua ancestralidade, presente na análise das narrativas. Desse modo, concluiu-se que se mantêm nas famílias saberes e legados advindos dos seus antepassados, cujas práticas sociais, culturais e econômicas estão ligadas à coleta de grãos, frutas, legumes coletados da agricultura de subsistência; atividades de pequenas criações; cultivo das plantas medicinais; grupo de capoeira; produção de peças artesanais; e uso do cabelo rastafári, atividades cotidianas na perspectiva de trabalho permanente e sustentável.
Descrição: PINHEIRO, Meriane da Silva. Práticas culturais sustentáveis afro-brasileiras na comunidade quilombola de Melancias, Ocara - Ceará. 2021. 98f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS). Pró-Reitoria De Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2021.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3665
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEIRIANE DA SILVA PINHEIRO Dissertação.pdf2021_diss_mdaspinheiro.pdf2,8 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.