Please use this identifier to cite or link to this item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3668
Title: Construção de poliedros a partir de talos de carnaúba: proposta de uma ferramenta pedagógica para aulas de geometria espacial do ensino médio
Authors: Costa, Rubens Pimentel da
Keywords: Baturité-CE
Carnaúba
Matemática
Sustentabilidade
Issue Date: 12-May-2022
Citation: COSTA, R. P. (2022)
Abstract: Entre as áreas do conhecimento, a matemática que é uma ciência do raciocínio lógico e abstrato, estimada pelos alunos como uma das disciplinas mais complexas e críticas no ensino-aprendizagem, faz com que os professores sempre busquem uma metodologia que a faça ser menos indesejada e mais apreciada, ficando-se ao encargo dos docentes propor soluções criativas e diferenciadas para amenizar essa situação. Assim, essa pesquisa teve como objetivo construir uma nova ferramenta de aprendizagem para atuar no ensino de geometria espacial produzida a partir dos talos de carnaúbas, garrafas PETs e cola à base de cianoacrilato para ser introduzida em aulas de matemática do Ensino Médio. A partir dessa pesquisa, foi possível desenvolver novas metodologias de aprendizagem na área da geometria espacial, bem como, estimular os estudantes a autonomia, a cultura e facilitar o processo de ensino. Metodologicamente, a pesquisa tratou-se de um estudo experimental de caráter descritivo com abordagem mista, por qualitativa e quantitativa, definida pela produção de materiais didáticos e aplicação de questionários diagnósticos e entrevistas com discentes e docentes de uma escola de ensino médio localizada no município de Baturité-CE. Os resultados apontaram que a produção dos sólidos geométricos proporcionou uma aceitação de mais de 50% tanto por parte dos discentes, quanto por parte dos docentes quando relacionados como metodologia alternativa de ensino para geometria espacial, pois a partir de sua construção foi possível observar por meio dos questionários respondidos pelos alunos onde os mesmos passaram a ter um melhor desempenho na resolução de problemas envolvendo esse tipo de assunto. Com isso, por meio da utilização de poliedros sustentáveis foi possível demonstrar essas figuras de maneira tridimensional e de maneira sustentável, proporcionando assim uma promoção do reconhecimento e da valorização das práticas pedagógicas através de formações continuadas e possibilitando ainda o desenvolvimento de um aluno crítico e sustentável, devido à utilização dos materiais propostos para a confecção desses poliedros.
Description: COSTA, Rubens Pimentel da. Construção de poliedros a partir de talos de carnaúba: proposta de uma ferramenta pedagógica para aulas de geometria espacial do ensino médio. 2021. 134f. Dissertação (Mestrado) - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS). Pró-Reitoria De Pesquisa e Pós-Graduação (PROPPG), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3668
Appears in Collections:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ok RUBENS - MASTS DISSERTAÇÃO_organized (1).pdf2022_diss_rpdacosta.pdf3,95 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.