Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3675
Título: Gestantes atendidas em unidades de atenção primária à saúde de um município cearense: da realidade ao conhecimento e práticas em saúde
Autor(es): Felipe, Letícia Pereira
Palavras-chave: Estresse Fisiológico
Gravidez
Enfermagem Materno-Infantil
Saúde Bucal
Data do documento: 28-Fev-2023
Citação: FELIPE, L. P. (2023)
Resumo: Definido como um período de grandes mudanças e de profundo significado para a vida da mulher e da família, a gestação é um estado fisiológico influenciado por condicionantes e determinantes sociais da saúde (DSS). A depender do contexto, ela pode ser afetada pelas atitudes, comportamentos e conhecimentos, os quais poderão colaborar com o enfrentamento dessa nova realidade, além de pelo estresse. Assim, essa pesquisa objetivou avaliar a realidade, o estresse e o conhecimento, as atitudes e as práticas em saúde de gestantes atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) de um município cearense. Trata-se de um estudo observacional analítico transversal e de abordagem conduzido com gestantes atendidas em Unidades de Atenção Primária à Saúde do município de Barreira – Ceará, no período de janeiro a dezembro de 2022. Após etapa de validação do questionário por juízes e consentimento das gestantes, foi aplicado o respectivo instrumento nomeado Questionário de Avaliação Global da Gestante, seguido pelo preenchimento do Inventário de Sintomas de Estresse para Adultos de Lipp (ISSL). Os dados obtidos foram organizados no Excel for Windows e analisados pelo Statistcal Package for the Social Science (SPSS). Para avaliar a relação entre as variáveis categóricas, foi aplicado o Teste de Qui-quadrado ou o Teste exato de Fisher. Foi adotado Pvalor < 0,05. Foram resguardados todos os preceitos recomendados pelo Comitê de Ética em Pesquisa, tendo o estudo sido iniciado após sua aprovação. Das 50 gestantes, 56,0% (n = 28), 68,0% (n = 34) e 64,0% (n = 32) tinham mais de 12 anos de escolarização, uma renda familiar inferior a um salário mínimo e não exerciam atividade laboral, respectivamente. Das participantes, 90,0% (n = 45), 74,0% (n = 37) e todas vivenciavam uma gestação desejada, não buscaram atendimento odontológico e apresentaram estresse, respectivamente. Houve associação entre ter idade ≥ 19 anos e não estar na fase de alarme (p = 0,015), de quase exaustão (p = 0,025) e exaustão (p = 0,012). Não estar na fase de exaustão para o estresse foi associado com a gestante não utilizar o fio dental (p=0,049), não ter acompanhamento odontológico na gestação (p=0,025), e ter o acompanhamento odontológico previamente (p=0,018). Conclui-se que, apesar da reduzida condição financeira e limitado exercício de atividade laboral, as gestantes apresentavam condições favoráveis à sua saúde e de seu bebê, no âmbito dos DSS e dos aspectos relacionados à gestação e ao pré-natal. Sobre os aspectos relacionados à saúde bucal, as participantes, apesar de reconhecerem a importância do acompanhamento odontológico no prénatal e a influência da saúde bucal sobre a saúde geral, desconheciam as doenças bucais e suas formas preventivas, não concebiam a interferência da saúde oral sobre a gestação e não foram orientadas quanto a esse tipo de saúde.
Descrição: FELIPE, Letícia Pereira. Gestantes atendidas em unidades de atenção primária à saúde de um município cearense: da realidade ao conhecimento e práticas em saúde. 2023. 125 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3675
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_Final_Ficha_Catalográfica_OK_organized.pdf2023_lpfelipe.pdf1,34 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.