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Título: Validação do diagnóstico de Enfermagem desenvolvimento atrasado do lactente: proposta para taxonomia Nanda-I
Autor(es): Aquino, Maria do Socorro Távora
Palavras-chave: Enfermagem
Diagnóstico de Enfermagem
Crescimento e desenvolvimento
Data do documento: 15-Dez-2022
Citação: AQUINO, M. S. T. (2022)
Resumo: A presente dissertação centrou-se em estabelecer a validade do diagnóstico de enfermagem proposto Desenvolvimento Atrasado do Lactente (DAL). Trata-se de um estudo de validação desenvolvido em três etapas, a saber: análise de conceito, análise de conteúdo por juízes e análise da acurácia dos indicadores clínicos do DAL. Na primeira etapa, realizou-se a atualização da análise de conceito desenvolvida em estudo anterior, alicerçada através de uma revisão integrativa. Foram identificados os elementos estruturais do diagnóstico de enfermagem: três propostas de definições, quatro atributos, um fator relacionado, seis características definidoras/indicadores clínicos, seis populações em risco e seis condições associadas. Na segunda etapa, realizou-se análise de conteúdo dos elementos diagnósticos e suas respectivas definições conceituais e operacionais, mediante avaliação por enfermeiros juízes em dois momentos: a) avaliação individual, utilizando os critérios de psicometria, de acordo com os critérios de relevância, clareza e precisão, sendo estabelecido uma escala do tipo likert com cinco opções de respostas para verificar a adequação do item de acordo com cada elemento estrutural do diagnóstico; b) avaliação coletiva por meio do grupo focal, avaliando-se as discordâncias que ocorreram no primeiro momento. Dessa maneira, dos quatro fatores relacionados elencados ao final, todos obtiveram uma boa pontuação e concordância pelos juízes. Os indicadores clínicos também apresentaram bom índice de concordância, contudo, foi retirado o indicador clínico denominado Apresenta comportamento não aceitável ou desejado socialmente, devido à baixa pontuação pelos juízes. O componente do diagnóstico, Populações em risco, permaneceram as mesmas já elencadas. Nas Condições Associadas, permaneceu 16 ao final, após avaliação pelos juízes. A terceira etapa consistiu na análise da acurácia dos indicadores clínicos do DAL, avaliados em crianças na faixa etária de 1 a 24 meses, por meio do modelo de análise de classe latente, que avaliou a sensibilidade e especificidade de cada indicador clínico proposto ao diagnóstico de enfermagem. Nesta, osindicadores clínicos com elevada sensibilidade foram Atraso na linguagem do lactente (99%), Capacidade cognitiva prejudicada na aquisição da aprendizagem (88%) e Dificuldade cognitiva na resolução de problemas (85%). Já os indicadores que apresentaram elevada especificidade foram Dificuldade cognitiva na resolução de problemas (99%) e Capacidade cognitiva prejudicada na aquisição da aprendizagem (87%). Conclui-se que houve a validação do diagnóstico proposto, obtendo-se ao final quatro fatores relacionados, seis populações em risco, dezesseis condições associadas, todos esses elementos necessitarão passar pela etapa de validação clínica, e seis indicadores clínicos ou características definidoras, sendo que estes foi possível a realização da análise da acurácia com o público-alvo. Pelo modelo de classe latente, os valores de sensibilidade e especificidade atingiram valores elevados em todos os indicadores clínicos avaliados. Portanto, os dados obtidos em todas as etapas poderão contribuir para uma melhor compreensão por parte dos enfermeiros da manifestação do diagnóstico em lactentes, bem como de quais sinais e sintomas são maisfrequentes e importantes para inferência do atraso no desenvolvimento nesse público, para que assim, ao identifica-lo seja possível intervir de forma mais breve, a fim de alcançar resultados positivos.
Descrição: AQUINO, Maria do Socorro Távora de. Validação do diagnóstico de Enfermagem desenvolvimento atrasado do lactente: proposta para taxonomia Nanda-I. 2022. 177 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3677
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

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