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Título: Construção e validação de tecnologia educacional para identificação e controle da dor aguda do infarto do miocárdio
Autor(es): Gazos, Williane Morais de Jesus
Palavras-chave: Infarto - Miocárdio
Emergência
Enfermagem
Educação e Saúde
Tecnologia Educacacional
Data do documento: 14-Dez-2022
Citação: JESUS, W. M. (2022)
Resumo: Para pessoas leigas, reconhecer os sinais e sintomas do Infarto Agudo do Miocardio (IAM) é algo complexo. Assim, faz-se necessário a educação em saúde dessa população visando viabilizar o reconhecimento precoce do IAM. Dentre as tecnologias disponíveis, destaca-se o infográfico que ajuda na compreensão de informações e retenção dos conceitos. Então, objetivou-se construir infográfico educativo para orientação de leigos sobre dor do infarto agudo do miocárdio. Trata-se de estudo metodológico utilizando o referencial da Teoria cognitiva de aprendizagem multimídia (TCAM) aplicada ao uso de infográficos. Foram realizadas quatro etapas: 1. Revisão integrativa da literatura pertinente sobre as características e particularidades do IAM, bem como os cuidados durante a ocorrência do IAM; 2. Levantamento do conteúdo a ser utilizado no infográfico educativo, por meio de análise situacional afim de saber o conhecimento de indivíduos acerca da temática, sendo utilizado o critério de saturação da amostra, em uma Unidade de Pronto Atendimento. Para análise dos dados da entrevista foi utilizado software IRAMUTEQ®; 3. Elaboração e validação do roteiro para o Storyboard, com posterior Construção do infográfico educativo animado e 4. Validação por enfermeiros especialistas e avaliação do público-alvo. A revisão resultou em 11 artigos que fundamentaram a construção do roteiro do infográfico animado. A análise situacional foi composta por 12 entrevistados, o software dividiu o texto em 36 segmentos textuais, 374 formas, 1296 ocorrências com aproveitamento de 83,33% e seis classes. A partir daí, foi construído roteiro para o Storyboard com linguagem simples e adequada para que pessoas leigas tendo sido considerado adequado pelos cinco especialistas em sua validação. Após, foi iniciado a fase de produção, foram criados três personagens a fim de demonstrar as informações de alerta do infográfico. O conteúdo foi disposto com a seguinte sequência cronológica: definição do IAM, os sinais e sintomas, identificação da dor, os fatores de risco e os dados epidemiológicos e cuidados necessários para a suspeita de um IAM. Inicialmente, o infográfico possuía um tempo total de 6 minutos e 35 segundos. Após a produção, iniciou-se as etapas de validação com especialistas e avaliação com o público alvo. O conteúdo e aparência do infográfico foi validado por 22 especialistas enfermeiros com experiência na área de urgência e emergência. O IVC global alcançado na validação foi de 0,98 e os especialistas sugeriram modificações a serem realizadas, as quais foram acatadas. A avaliação foi realizada por 22 indivíduos que possuíam comorbidades e fatores de risco para o IAM. O IVC global obtido foi 0,98 e, na avaliação por itens, apenas um item teve I-CVI inferior a 85%. Tivemos a sugestão de um participante que não foi acatado, a versão final da tecnologia possui 6 minutos e 38 segundos. Conclui-se que a tecnologia construída e validada contribui para o trabalho de educação e saúde do enfermeiro dentro de unidades de saúde ou salas de espera em serviços de urgência e emergência ao facilitar o aprendizado e despertar o interesse do público-alvo. Poderá ser utilizada nos países da lusofonia como meio de intervenção educativa para a população, trazendo informações esclarecedoras sobre o reconhecimento da dor do IAM.
Descrição: GAZOS, Williane Morais de Jesus. Construção e validação de tecnologia educacional para identificação e controle da dor aguda do infarto do miocárdio. Construção e validação de tecnologia educacional para identificação e controle dador aguda do infarto do miocárdio. 2022. 141 f. Dissertação de Mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Enfermagem ((PPGENF). Instituto de Ciências da Saúde – ICS, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3681
Aparece nas coleções:Dissertação - Mestrado Acadêmico em Enfermagem - MAENF

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