Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3694
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Williams, Peter Stephen Frota | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-18T15:29:47Z | - |
dc.date.available | 2023-08-18T15:29:47Z | - |
dc.date.issued | 2022-08-02 | - |
dc.identifier.citation | WILLIAMS, P. S. F. (2022) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3694 | - |
dc.description | WILLIAMS, Peter Stephen Frota. Tecnologias digitais no ensino de física: PhET como recurso de ensino-aprendizagem para o oscilador harmônico simples. 2022. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022 | pt_BR |
dc.description.abstract | As tecnologias digitais entraram em ascensão após o século XX. Atualmente elas desempenham um papel fundamental na construção coletiva do conhecimento e das relações humanas em quase todo o mundo. Em meio às suas distintas contribuições para a sociedade, as tecnologias digitais também favorecem as práticas docentes, auxiliando na compreensão de conteúdos trabalhados em sala de aula. Este trabalho tem dois objetivos em específico, o primeiro propor o Physics Education Technology – PhET como recurso de ensino – aprendizagem em de Física. O PhET é um projeto educacional constituído de simulações divertidas, gratuitas e interativas sobre as áreas de ciências da natureza e matemática. E como segundo objetivo, explorar o PhET paro o ensino de física, por meio de uma proposta de aula utilizando a simulação “Massas e Molas” na qual explora um oscilador harmônico simples. Neste trabalho foram evidenciados os conteúdos Lei de Hooke e Energia de Conservação, para alcançar esses objetivos essa pesquisa foi baseada em uma metodologia centrada em três etapas: análise de conteúdo, exploração da ferramenta PhET e criação da proposta de aula experimental. A partir desta pesquisa, nota-se como o PhET pode ser útil para o ensino de física facilitando a abordagem do professor e o possivelmente entendimento dos alunos. Além disso, este trabalho fornece para professores um plano de aula sobre o oscilador harmônico simples. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias digitais | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | PhET | pt_BR |
dc.subject | Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.title | Tecnologias digitais no ensino de física: PhET como recurso de ensino-aprendizagem para o oscilador harmônico simples | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Física Licenciatura plena |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - PETER S F WILLIAMS - 2022._organized.pdf | 2022_mono_psfwilliams.pdf. | 2,04 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.