Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3694
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorWilliams, Peter Stephen Frota-
dc.date.accessioned2023-08-18T15:29:47Z-
dc.date.available2023-08-18T15:29:47Z-
dc.date.issued2022-08-02-
dc.identifier.citationWILLIAMS, P. S. F. (2022)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3694-
dc.descriptionWILLIAMS, Peter Stephen Frota. Tecnologias digitais no ensino de física: PhET como recurso de ensino-aprendizagem para o oscilador harmônico simples. 2022. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022pt_BR
dc.description.abstractAs tecnologias digitais entraram em ascensão após o século XX. Atualmente elas desempenham um papel fundamental na construção coletiva do conhecimento e das relações humanas em quase todo o mundo. Em meio às suas distintas contribuições para a sociedade, as tecnologias digitais também favorecem as práticas docentes, auxiliando na compreensão de conteúdos trabalhados em sala de aula. Este trabalho tem dois objetivos em específico, o primeiro propor o Physics Education Technology – PhET como recurso de ensino – aprendizagem em de Física. O PhET é um projeto educacional constituído de simulações divertidas, gratuitas e interativas sobre as áreas de ciências da natureza e matemática. E como segundo objetivo, explorar o PhET paro o ensino de física, por meio de uma proposta de aula utilizando a simulação “Massas e Molas” na qual explora um oscilador harmônico simples. Neste trabalho foram evidenciados os conteúdos Lei de Hooke e Energia de Conservação, para alcançar esses objetivos essa pesquisa foi baseada em uma metodologia centrada em três etapas: análise de conteúdo, exploração da ferramenta PhET e criação da proposta de aula experimental. A partir desta pesquisa, nota-se como o PhET pode ser útil para o ensino de física facilitando a abordagem do professor e o possivelmente entendimento dos alunos. Além disso, este trabalho fornece para professores um plano de aula sobre o oscilador harmônico simples.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTecnologias digitaispt_BR
dc.subjectFísicapt_BR
dc.subjectPhETpt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleTecnologias digitais no ensino de física: PhET como recurso de ensino-aprendizagem para o oscilador harmônico simplespt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - PETER S F WILLIAMS - 2022._organized.pdf2022_mono_psfwilliams.pdf.2,04 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.