Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3699
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVicente, Domingos António Fernandes-
dc.date.accessioned2023-08-22T11:43:14Z-
dc.date.available2023-08-22T11:43:14Z-
dc.date.issued2023-01-24-
dc.identifier.citationVICENTE, D. A. F. (2023)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3699-
dc.descriptionVICENTE, Domingos António Fernandes. Uma proposta didática de ensino de física moderna experimental usando o funcionamento de um sensor de presença e de um relé fotoelétrico. 2022. 52 f. Monografia (Graduação) - Curso de Graduação presencial, licenciatura em física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022pt_BR
dc.description.abstractOs experimentos de baixo custo representam uma alternativa à ausência de laboratórios equipados nas escolas da educação básica por serem materiais de fácil obtenção e disponíveis no seu cotidiano podem contribuir na fabricação de experimentos. A Física Moderna é pouco abordada no ensino médio, e os meios tecnológicos funcionam, muito pelos avanços na ciência, e podem contribuir como ferramentas de ensino. e, por exemplo, um dos assuntos da FM é o efeito fotoelétrico, que está presente nas torneiras e portas automáticas dos shoppingse é responsável pelo acionamento automático dos postes de iluminação pública. Este trabalho teve por objetivo contribuir no conhecimento dos alunos das turmas A, B e C do curso de informática e desenvolvimento de sistemas da escola E.E.E.P Adolfo Ferreira De Sousa sobre o Efeito Fotoelétrico (EF) e suas aplicações usando um aparato experimental com o sensor depresença e um sensor de luminosidade. Para isso foram criados dois experimentos de baixos custos ligados aos fenômenos supracitados, o primeiro experimento, estava relacionado ao postede iluminação pública e o segundo experimento foi o sensor de presença. Para verificar os conhecimentos dos alunos sobre os fenômenos foram criados dois formulários eletrônicos (Google Forms), o primeiro foi de caráter prévio e segundo foi aplicado após a apresentação do conteúdo e dos experimentos. Além dos formulários aplicados aos alunos, também foi criado e aplicado um formulário para o professor da escola participante para constatar a importância do ensino da Física por meio da experimentação. Os resultados mostraram que o ensino através da experimentação foi satisfatório e que a explicação do efeito fotoelétrico ficou mais clara, assim como a explicação do funcionamento do sensor de presença como as suas aplicações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectExperimentos de físicapt_BR
dc.subjectEfeito fotoelétricopt_BR
dc.subjectSensor de presençapt_BR
dc.titleUma proposta didática de ensino de física moderna experimental usando o funcionamento de um sensor de presença e de um relé fotoelétricopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Física Licenciatura plena

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FERNANDES Corrigido 2 (1) (1).pdf2023_mono_dafvicente.pdf.1,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.