Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3701
Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.authorNhime, Hamilton Francisco Catraio-
dc.date.accessioned2023-08-22T11:46:48Z-
dc.date.available2023-08-22T11:46:48Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationNHIME, H. F. C. (2023)pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3701-
dc.descriptionNHIME, Hamilton Francisco Catraio. Um estudo sobre a formação docente no curso de licenciatura em física na Unilab. 2023. 48 f. Monografia (Graduação) - Curso de Licenciatura em Física. Instituto de Ciências Exatas e da Natureza - ICEN, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2023pt_BR
dc.description.abstractO objetivo deste trabalho é analisar a formação docente no curso de licenciatura em física na Universidade de Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Para isso, no procedimento metodológico, partimos de uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionários através do google forms para professores e alunos vinculados ao curso de licenciatura em Física. Na revisão bibliográfica foram apresentadas as leis e diretrizes da criação da UNILAB, as diretrizes do curso de licenciatura em Física e os princípios norteadores com atenção a interdisciplinaridade de conteúdos durante o curso de graduação e a preparação para a docência no PALOP. Dentre os entrevistados, a parte discente teve maior participação de estudantes internacionais. Como resultados, uma parte dos discentes, em alguns casos - a maioria, acreditam que o curso prepara para a docência que a interdisciplinaridade tem papel importante nas atividades curriculares e sua preparação para docência no PALOP. Há também a necessidade de outras disciplinas que poderiam diversificar a formação do futuro professor de Física e algumas críticas pontuais em outras. Ao terminarmos a pesquisa, vimos ser possível formar professores de física a partir de práxis que firma no ensino comprometimento do educador. Em suma, deixamos como propostas de trabalhos futuros a realização de estudos sobre a estrutura curricular do ensino de física da educação básica no PALOP e no Brasil, analisando suas semelhanças e diferenças para compreender melhor se há a possibilidade de uma formação de professor universal.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectLicenciatura em físicapt_BR
dc.titleUm estudo sobre a formação docente no curso de licenciatura em física na Unilabpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece en las colecciones: Monografia - Física Licenciatura plena

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Monografia - Hamilton Catraio Nhime.pdf2023_mono_hfcnhime.pdf.1,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.