Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3714
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Erivalda Roque da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-25T20:09:27Z | - |
dc.date.available | 2023-08-25T20:09:27Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, E.R. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3714 | - |
dc.description | SILVA, Erivalda Roque da. O lúdico como recurso didático no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental. 2017. 68 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2017 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa buscou compreender o uso do lúdico como recurso didático no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental, tomando como lócus de investigação a Escola de Ensino Fundamental Cel. Vicente Ferreira do Vale, localizada em Redenção-CE. A investigação ressalta um breve histórico sobre a educação básica, o ensino fundamental, o ensino de ciências e a importância do lúdico para esse ensino. O ensino de Ciências no Brasil, de maneira geral, apresenta-se de modo tradicional. Por isso, a importância de propostas para renovação do ensino de ciências com materiais lúdicos, que busquem desenvolver, no aluno, uma atitude de pesquisa e de investigação. Diante disso, o presente estudo objetivou compreender como o uso do lúdico pode contribuir para o ensino e aprendizagem no ensino de ciências. De abordagem qualitativa, a pesquisa intervenção foi desenvolvida em uma turma de 7ª ano. Os dados foram coletados nos meses de março a maio de 2017, através da observação, do desenvolvimento de aulas com aplicação de jogos didáticos, da aplicação de questionários com os estudantes e de entrevista com a professora, o que oportunizou detectar as características dos procedimentos adotados no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, pode-se verificar que os jogos didáticos aplicados em sala de aula foram de suma importância, pois foi possível trabalhar com os alunos de uma forma dinâmica e objetiva, permitindo uma troca de conhecimento e experiências entre os estudantes, fazendo com que eles quebrassem a rotina tradicionalista das aulas, possibilitando a aprendizagem na aula de uma forma lúdica e divertida. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Lúdico - Ciências | pt_BR |
dc.subject | Ciências – Ensino | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | O lúdico como recurso didático no ensino de ciências nos anos finais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERIVALDA ROQUE DA SILVA_TCC.pdf | 2018_erdasilva.pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.