Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3717
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Francisco Matheus Bento da | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-28T16:19:24Z | - |
dc.date.available | 2023-08-28T16:19:24Z | - |
dc.date.issued | 2018-01-03 | - |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3717 | - |
dc.description | SILVA, Francisco Matheus Bento da. Jogos como metodologia de ensino em Biologia: um relato de experiência da aplicação do quiz através do PIBID. 2018. 46f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Por muito tempo, a relação professor-aluno foi vista apenas como um momento de tutoria, onde que o primeiro estava ali para ensinar e o outro apenas para aprender, de modo que o conhecimento, muitas vezes, era considerado como algo a ser decorado momentaneamente e não, de fato, adquirido. Com a evolução do homem e da sociedade foi vista a necessidade de elaboração de novas metodologias de ensino que permitisse avançar na compreensão dos processos educativos. A partir dessa demanda, a formação de professores ganhou cada vez mais relevância, tornando necessária a criação de programas que incentivassem e potencializassem essa formação, como o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Este programa permite que os licenciandos tenham a oportunidade de se aproximarem das salas de aulas e perceberem os desafios presentes nestes espaços, para que possam pensar métodos para superá-los, visando a melhoria da aprendizagem, através de intervenções pedagógicas qualificadas por processos de reflexão e ação. A experiência do PIBID na E.E.M. Maria do Carmo Bezerra, situada no município de Acarape, possibilitou o desenvolvimento de ações diversas junto às turmas, como a aplicação de QUIZ que objetivou tanto avaliar quanto reforçar o conteúdo abordado em sala de aula nas disciplinas das áreas de Ciências da Natureza e Matemática, em junho de 2017. O presente trabalho, portanto, tem como objetivo refletir sobre o QUIZ como estratégia metodológica para o ensino de Biologia. Metodologicamente se assenta na abordagem qualitativa e usa como estratégias de aproximação com a realidade o relato reflexivo. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Biologia | pt_BR |
dc.subject | Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) | pt_BR |
dc.subject | Jogos | pt_BR |
dc.title | Jogos como metodologia de ensino em Biologia: um relato de experiência da aplicação do quiz através do PIBID | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Matheus Bento TCC.pdf | 2018_mono_fmbdasilva.pdf | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.