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dc.contributor.authorPereira, Luis Campili-
dc.date.accessioned2023-08-29T16:21:35Z-
dc.date.available2023-08-29T16:21:35Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.citationPEREIRA, L. C. (2018)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3722-
dc.descriptionPEREIRA, Luis Campili. Estudo de caso: concepções de Biotecnologia para estudantes do ensino médio em escola de Redenção-Ceará-Brasil. 2018. 49 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018.pt_BR
dc.description.abstractA Biotecnologia é uma área que se apodera dos processos biológicos para a produção produtos e serviços. Já existia há muito tempo desde que se fazia produção de vinho e pães por meio de técnicas de fermentação com micro-organismos ou quando se fazia seleção de plantas e animais para atender as necessidades humanas. Ela vem ocupando espaços no mundo contemporâneo ao ponto de ficar difícil de perceber onde ela não está nas nossas vidas. Devido a essa presença regular nas nossas vidas torna-se indispensável sua inserção no ambiente escolar, indo de acordo com as recomendações das orientações curriculares nacionais. O fato de existir muitos problemas no âmbito de ensino de ciências faz com que exista uma deficiência de conhecimentos por parte de estudantes de ensino médio ao ponto de não poderem participar de modo confiante na discussão de assuntos científicos e tecnológicos que constantemente são discutidos na mídia e muitos deles são da biotecnologia. O objetivo deste trabalho é investigar as concepções de Biotecnologia para estudantes na etapa final ensino médio em escola de Redenção - Ceará e analisar os Livros Didáticos por eles utilizados nessa temática. O trabalho foi realizado na Escola do Ensino Médio Brunilo Jacó, situado no município de Redenção-Ceará. A pesquisa foi dividida em dois momentos. No primeiro momento foi aplicado um questionário semiestruturado para investigar os saberes conceituais e empíricos sobre Biotecnologia. No segundo Momento foi realizada a análise de três livros de didáticos de Biologia que estão sendo utilizados neste ano na escola e que correspondem aos três níveis do ensino médio. São livros que fazem parte do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para o ensino médio e que serão usados de 2018 a 2020. Os resultados revelaram que existe uma deficiência de conhecimentos de Biotecnologia por parte destes estudantes, no entanto a temática biotecnologia está bem presente nos três livros didáticos de biologia analisados (1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio) e podem ser contribuir na aprendizagem de conhecimentos de Biotecnologia.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectBiotecnologiapt_BR
dc.subjectEstudantes - Ensino médiopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleEstudo de caso: concepções de Biotecnologia para estudantes do ensino médio em escola de Redenção-Ceará-Brasilpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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