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dc.contributor.authorFreitas, Luana da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-29T16:22:40Z-
dc.date.available2023-08-29T16:22:40Z-
dc.date.issued2017-08-02-
dc.identifier.citationFREITAS, L. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3723-
dc.descriptionFREITAS, Luana da Silva. O papel da avaliação diagnóstica na aprendizagem de matemática nas turmas de 1o ano do ensino médio em ma escola do município de Redenção. 2017. 63f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho consiste em um estudo sobre o papel da avaliação diagnóstica na aprendizagem de matemática nas turmas de 1º ano do ensino médio em uma escola do município de Redenção. As discussões em torno da matemática, seus limites e possibilidades no cotidiano escolar, precisa considerar as influências das diferentes perspectivas de ensino-aprendizagem adotadas em sala de aula, permitindo a compreensão dos fundamentos presentes nas formas de aprender e ensinar os conteúdos relacionados a esta área do conhecimento. Atualmente, considerando a perspectiva avaliativa das políticas educacionais, se faz necessário também discutir a avaliação da aprendizagem e sua dimensão formativa, seu diálogo com os outros momentos da ação docente – planejamento e metodologia. Considerando as contribuições das perspectivas atuais do ensino da matemática, no contexto deste trabalho investigativo, destacam-se as contribuições do sociointeracionismo e da etnomatemática, que têm em comum a compreensão da construção do conhecimento como fenômeno cultural, histórico e político. Para situar essa discussão e discorrer as contribuições da avaliação para o processo de ensinoaprendizagem tomamos como lócus da investigação a E.E.M Camilo Brasiliense, situada em Antonio Diogo, município de Redenção. O método que caracteriza a investigação é o estudo de caso, orientado pela abordagem qualitativa. Foram utilizadas como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, análise documental e a realização de entrevistas. Nos resultados da investigação os professores apontam para a avaliação diagnóstica do processo de ensino e aprendizagem como o primeiro passo a ser dado para o início de cada novo ciclo, como ferramenta a partir da qual identifica como se encontra o aluno, sua bagagem de conhecimento e as dificuldades por eles enfrentadas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectAvaliação diagnósticapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.titleO papel da avaliação diagnóstica na aprendizagem de matemática nas turmas de 1º ano do ensino médio em uma escola do município de Redençãopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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