Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3729
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Salsinha, Anastácia José | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T16:46:23Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T16:46:23Z | - |
dc.date.issued | 2019-08-30 | - |
dc.identifier.citation | SALSINHA, A. J. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3729 | - |
dc.description | SALSINHA, Anastácia José. O ensino de Matemática na Escola do Ensino Médio Santo Inácio de Loyola na cidade de Maubisse em Ainaro Timor-Leste. 2019. 54 f. Monografia (Graduação) - Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração da Lusofonia Afro-Brasileira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de analisar o ensino de Matemática no Timor-Leste e verificar qual a sua importância para o cotidiano do aluno, abordando teoricamente sobre o processo e métodos de ensino da matemática, relatando sobre como se encontra sua metodologia atual, o papel do professor para que aprender matemática, quais os métodos de ensino e quais e as dificuldades no processo de ensino e aprendizagem, culminando com a abordagem sobre a Matemática do Cotidiano. A pesquisa foi realizada por meio de elaboração e aplicação de questionários aos alunos do ensino médio e professores da disciplina de matemática pertencentes a um colégio particular, localizado no Distrito de Ainaro, município de Maubisse, Timor-Leste. Os questionários aplicados abordam a importância da Matemática, a preferência dos estudantes por tal disciplina, sua importância e utilidade no dia a dia, como acontece o seu ensino na atualidade e as principais dificuldades apresentadas pelos alunos. Por meio da análise dos dados coletados, constatou-se que 58% dos alunos afirmam que a Matemática é uma disciplina difícil, porém 50% dos professores acreditam que os alunos não gostam da mesma; para 45% dos alunos funções e limites são o conteúdo mais difíceis de aprender e para 100% dos professores, não há conteúdos considerados mais difíceis de ensinar, e consequentemente de serem assimilados pelos alunos. Diante de tudo o que foi exposto evidencia-se que a Matemática é assunto de discussão entre alunos e professores, ocasionando divergência entre as opiniões e assim, servindo como instrumento de busca para melhorias no ensino de tal disciplina. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de matemática | pt_BR |
dc.subject | Timor-Leste | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | O ensino de Matemática na Escola do Ensino Médio Santo Inácio de Loyola na cidade de Maubisse em Ainaro Timor-Leste | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anastácia José Salsinha_TCC.pdf | 2019_ajsalsinha.pdf | 659,29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.