Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3731
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araújo, Anastácio Arcanjo de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T16:51:17Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T16:51:17Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
dc.identifier.citation | ARAÚJO, A. A. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3731 | - |
dc.description | ARAÚJO, Anastácio Arcanjo de. Análise comparativa de Ensino de Matemática na Escola Secundária Geral Pública ESGP Nº 1 Liquiça - Timor-Leste e a Escola do Ensino Médio de Tempo Integral EEMTI Padre Saraiva Leão - Redenção-Ceará Brasil. 2019. 46 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Matemática é constantemente vista pelas pessoas como uma área de conhecimento muito difícil, muito abstrata. Priorizam-se, muitas vezes, as aulas expositivas com pouca participação do aluno na construção do conhecimento. A matemática é um termo com origem de grego ‘’Mathema’’ que significa ciência, conhecimento ou aprendizagem. Matemática é uma ciência que, entre outras atribuições, lança mão da lógica para a resolução de problemas. Este trabalho é estudo de caso a respeito do nível da comparação do ensino de matemática das duas escolas de dois países diferentes, a Escola Secundaria Geral Público (ESGP) Nº 1 Liquiça (Timor-Leste) e a Escola do Ensino Médio de Tempo Integral (EEMTI) - Padre Saraiva Leão (Redenção-Ceará-Brasil). O objetivo principal do estudo é analisar a formação dos professores que lecionam a disciplina de matemática, os conteúdos que ensinam e as dificuldades que enfrentam para lecionar a disciplina nas duas escolas e também sobre concepção dos alunos entrevistados pelas duas escolas sobre a importância do ensino da matemática na vida cotidiana. A metodologia utilizada é o estudo de caso, para analisar as duas escolas. Foi feita analise bibliográfica e aplicação de questionário aos alunos e os professores que ensinam a disciplina de matemática nas duas escolas. A análise da formação dos professores de matemática é de extrema relevância para o desempenho dos alunos e progresso da qualidade do ensino, principalmente, nas escolas analisadas e também a concepção dos alunos entrevistados sobre a importância dessa disciplina no dia-a-dia. Por fim, após a análise dos questionários preenchidos pelos alunos e professores da matemática nas duas escolas, a pesquisa revelou que todos os professores da matemática nas duas escolas concluíram a educação superior e por parte dos alunos a maioria achava que a disciplina era difícil, mas é muito importante para a vida cotidiana. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Ensino e estudo | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Timor-Leste | pt_BR |
dc.subject | Brasil | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa de Ensino de Matemática na Escola Secundária Geral Pública ESGP Nº 1 Liquiça - Timor-Leste e a Escola do Ensino Médio de Tempo Integral EEMTI Padre Saraiva Leão - Redenção-CearáBrasil | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Anastácio-TCC.pdf | 2019_aadearaújo.pdf | 853,52 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.