Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3733
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Araujo, Antonio Sirlany Felix | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T16:56:57Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T16:56:57Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-24 | - |
dc.identifier.citation | ARAUJO, A. S. F. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3733 | - |
dc.description | ARAUJO, Antonio Sirlany Felix. Transição do ensino fundamental para o médio: desafios do ensino de matemática. 2017. 68 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente pesquisa nasceu de reflexões advindas das experiências vividas pelo pesquisador nos contextos de formação na educação básica, quando viveu de forma concreta os desafios de transição entre o ensino fundamental e o médio; e de formação na educação superior, no qual se prepara para a docência de matemática na educação básica. Objetiva compreender os desafios presentes no ensino da matemática para estudantes que se encontram em processo de transição do ensino fundamental para o ensino médio. Tem como lócus do estudo a Escola de Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra na turma do 1º Ano D do turno da tarde e como sujeitos estudantes da citada turma e professora de matemática que nela atua. A pesquisa assentou-se na abordagem qualitativa e orientou-se metodologicamente pelo estudo de caso, utilizando como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a análise documental, a observação, aplicação de questionários e entrevista. Os resultados apontam vários são os fatores que fazem com que a matemática no ensino médio se constitua como um desafio a mais no processo de transição entre a fase intermediária e a final da educação básica, sobretudo o caráter de fragilidade presente no ensino fundamental, pois ao deixarem de consolidar conhecimentos matemáticos básicos os estudantes passam a acumular dificuldades na aprendizagem de conteúdos mais complexos. O sentimento de fracasso passa a se tornar presente no cotidiano dos estudantes fazendo com que percam a crença em seu potencial para aprender. Por outro lado, foi possível visualizar que o que os estudantes esperam do professor é uma atuação abrangente que se preocupe não só com a dimensão cognitiva mas com a integralidade dos sujeitos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Professores e alunos | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Matemática | pt_BR |
dc.title | Transição do ensino fundamental para o médio: desafios do ensino de matemática | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ANTONIO SIRLANY TCC.pdf | 2017_mono_asfaraujo.pdf | 629,93 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.