Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3734
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMané, Bacar-
dc.date.accessioned2023-08-29T20:08:39Z-
dc.date.available2023-08-29T20:08:39Z-
dc.date.issued2017-08-
dc.identifier.citationMANÉ, B. (2017)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3734-
dc.descriptionMANÉ, Bacar. Meio ambiente e o ensino de Biologia: um olhar metodológico a partir do livro didático. 2017. 41f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractA educação, principalmente o ensino de Biologia, deve merecer grande atenção devido à importância que ela apresenta no que diz respeito à temática ambiental. A educação ambiental (EA), e as práticas educativas no campo ambiental tornaram-se mais intensas devido agravos dos problemas nos últimos tempos. Para abordar as questões ambientais no ensino da Biologia, é necessário que os conteúdos nos livros didáticos (LDs) adotados para o ensino da disciplina de Biologia, estejam muito bem elaborados. O objetivo deste trabalho foi analisar o Livro Didático para o Ensino Médio de Biologia em relação ao ensino da temática ambiental. O presente trabalho foi realizado na Escola do Ensino Médio Padre Saraiva Leão (E.E.M.P.S.L), situada no município de Redenção e na Escola do Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra (E.E.M.M.C.B) localizada no município de Acarape, ambos Ceará, Brasil. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, através de pesquisa exploratória, seletiva e analítica. Foram analisados seis livros didáticos de Biologia, referentes ao primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio, utilizadas nas escolas onde ocorreu a pesquisa. Constatou-se insuficiência das informações nas duas coleções analisadas. Considerando a adoção de um único livro pelas escolas e por parte dos professores. Essa prática pode comprometer a construção do conhecimento científico dos alunos sobre o tema. Entretanto, os professores deveriam buscar material de apoio e informações sobre o tema para além do livro didático.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectMeio Ambientept_BR
dc.subjectLivro Didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Biologiapt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectBiologia - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.subjectMeio ambiente - Estudo e Ensinopt_BR
dc.titleMeio ambiente e o ensino de Biologia: um olhar metodológico a partir do livro didáticopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BACAR MANE_TCC.pdf2017_mono_bmané.pdf589,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.