Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3734
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Mané, Bacar | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T20:08:39Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T20:08:39Z | - |
dc.date.issued | 2017-08 | - |
dc.identifier.citation | MANÉ, B. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3734 | - |
dc.description | MANÉ, Bacar. Meio ambiente e o ensino de Biologia: um olhar metodológico a partir do livro didático. 2017. 41f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação, principalmente o ensino de Biologia, deve merecer grande atenção devido à importância que ela apresenta no que diz respeito à temática ambiental. A educação ambiental (EA), e as práticas educativas no campo ambiental tornaram-se mais intensas devido agravos dos problemas nos últimos tempos. Para abordar as questões ambientais no ensino da Biologia, é necessário que os conteúdos nos livros didáticos (LDs) adotados para o ensino da disciplina de Biologia, estejam muito bem elaborados. O objetivo deste trabalho foi analisar o Livro Didático para o Ensino Médio de Biologia em relação ao ensino da temática ambiental. O presente trabalho foi realizado na Escola do Ensino Médio Padre Saraiva Leão (E.E.M.P.S.L), situada no município de Redenção e na Escola do Ensino Médio Maria do Carmo Bezerra (E.E.M.M.C.B) localizada no município de Acarape, ambos Ceará, Brasil. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa, através de pesquisa exploratória, seletiva e analítica. Foram analisados seis livros didáticos de Biologia, referentes ao primeiro, segundo e terceiro anos do Ensino Médio, utilizadas nas escolas onde ocorreu a pesquisa. Constatou-se insuficiência das informações nas duas coleções analisadas. Considerando a adoção de um único livro pelas escolas e por parte dos professores. Essa prática pode comprometer a construção do conhecimento científico dos alunos sobre o tema. Entretanto, os professores deveriam buscar material de apoio e informações sobre o tema para além do livro didático. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Meio Ambiente | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Biologia - Ensino e Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Meio ambiente - Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.title | Meio ambiente e o ensino de Biologia: um olhar metodológico a partir do livro didático | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
BACAR MANE_TCC.pdf | 2017_mono_bmané.pdf | 589,77 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.