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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3742
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Cecilia Maria Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T20:13:20Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T20:13:20Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, C. M. L. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3742 | - |
dc.description | SILVA, Cecilia Maria Lima. Os desafios e as perspectivas dos professores de matemática das escolas de tempo integral. . 2018. 63f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente os debates educacionais buscam trazer novas propostas e métodos para melhorar a educação. Uma das propostas é a Educação Integral nas escolas públicas brasileiras, tentando ampliar a jornada de estudo do aluno na escola para possibilitar um melhor processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, o presente trabalho buscou compreender os principais desafios e perspectivas dos professores de Matemática nas Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral. A pesquisa pautou-se na abordagem qualitativa, de modo que a proximidade com a realidade aconteceu por meio da aplicação dos questionários aos professores de Matemática de duas Escolas de Ensino Médio de Tempo Integral, localizadas nos municípios de Redenção e Acarape, que recentemente transitaram de escola regular para Escola de Tempo integral. Entre os achados da pesquisa, descobrimos que os discentes tiveram e ainda têm muitas dificuldades em se adaptar ao regime de tempo Integral implementado na escola, principalmente por causa do extremo cansaço e esgotamento físico e psíquico com a extensa jornada diária, quase o dia todo, gerando um alto nível de estresse e desmotivação por parte dos alunos. Visualizamos que a Educação Integral não é uma forma de apenas ampliar o tempo do aluno na escola, mas sim garantir uma formação mais completa ao aluno, abordando tanto os conteúdos de cunho específicos, quanto as questões sociais, culturais, emocionais e intelectual dos discentes. Verificamos ainda, uma grande problemática no que se refere à falta de formação adequada dos professores de Matemática para atuarem no regime integral, comprometendo, assim, o oficio e a função do professor nesse novo regime de educação. Por fim averiguamos que o regime de tempo integral pode ser muito eficiente desde que bem planejado e bem executado, e se houver uma preparação dos professores de Matemática para a nova proposta de ensino. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Professores de matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação integral | pt_BR |
dc.subject | Prática de ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.title | Os desafios e as perspectivas dos professores de matemática das escolas de tempo integral | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
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