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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Quadé, Domingos Malú | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T20:14:03Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T20:14:03Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
dc.identifier.citation | QUADÉ, D. M. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3745 | - |
dc.description | QUAdÉ, Domingos Malú. Atividades experimentais com materiais de baixo custo: limites e possibilidades do ensino-aprendizagem de química em Guiné-Bissau. 2019. 68f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo objetivou compreender, a partir contexto da Escola Normal Superior Tchico Té, os limites e possibilidades de atividades experimentais no ensino de Química para o processo de construção do conhecimento. As reflexões nele contidas partiram da problematização das relações existentes entre a formação de professores, suas referências teóricas e metodológicas, e os desafios presentes nos contextos de exercício profissional. Tais espaços/tempos de formação e vivência profissional trazem marcas de uma racionalidade técnica que tem se feito historicamente presente e justificado a cisão entre teoria e prática, assim como o distanciamento entre escola e universidade, compreendidos respectivamente como espaços que consomem e produzem conhecimentos. As discussões contemporâneas sobre formação de professores indicam a elaboração de estratégias diversas de abordagem dos conteúdos da área de Química, a partir de posturas pedagógicas que promovem o diálogo entre teoria e prática através de atividades com experimentos de baixo custo, como forma de superar a inexistência ou precariedade de laboratórios. Buscando articular estratégias de investigação e ação, o presente estudo assentou-se na abordagem qualitativa, valorizando os sujeitos e o espaço onde atuam, tomando como referência a pesquisa-ação. O lócus de desenvolvimento da investigação foi a Escola Normal Superior Tchico Té, localizada em Guiné Bissau e os sujeitos da investigação foram cinco professores que atuam no curso de Formação de Professores de BiologiaQuímica. As estratégias de aproximação com a realidade foram o estudo exploratório, a aplicação de questionários, a observação participante e a entrevista. A análise dos dados foi realizada a partir da perspectiva dialética, articulando os diferentes dados e fontes. Os resultados apontam para as atividades experimentais como oportunidades privilegiadas de construção de conhecimentos de natureza conceitual, procedimental e atitudinal fundamentais ao processo formativo dos educandos e ao desenvolvimento de sua autonomia intelectual. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Formação de professores | pt_BR |
dc.subject | Química - Ensino-aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e Ensino | pt_BR |
dc.subject | Guiné Bissau | pt_BR |
dc.title | Atividades experimentais com materiais de baixo custo: limites e possibilidades do ensino-aprendizagem de química em Guiné-Bissau | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
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