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dc.contributor.authorSilva, Ediner Costa da-
dc.date.accessioned2023-08-29T20:14:16Z-
dc.date.available2023-08-29T20:14:16Z-
dc.date.issued2017-08-01-
dc.identifier.citationSILVA, E. C. (2017)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3746-
dc.descriptionSILVA, Ediner Costa da. A importância da contextualização no processo de ennsino-aprendizagem de geometria: uma observação dos conteúdos geométricos na antureza e no meio urbano. 2017. 41f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto educacional, é necessário destacar que a Geometria é uma área do conhecimento muito abstrata, que necessita de metodologias pedagógicas mais contextualizadas, visando o melhoramento do aprendizado. Deste modo, destaca-se que a prática docente em Geometria precisa relacionar os conteúdos didáticos com o cotidiano (natureza e meio social) dos estudantes. Este trabalho objetivou enfatizar a relevância da contextualização no ensino geométrico. Desse modo, nos procedimentos metodológicos, no 7º ano das séries finais, fezse uma exposição teórica dos conteúdos abordados na modalidade de ensino expositivodialogada, utilizando-se o livro didático, outros materiais concretos e diferentes referências bibliográficas. No 8º ano, fez-se uma exposição teórica dos conteúdos abordados na modalidade de ensino expositivo-dialogada, utilizando-se o livro didático. Em seguida, solicitou-se que os estudantes buscassem identificar e compreender no livro didático os conteúdos polígonos convexos e polígonos não convexos. No 9º ano fez-se uma avaliação diagnóstica da aprendizagem dos estudantes a partir da aplicação de um questionário relacionados aos conteúdos área e volume dos sólidos geométricos da Geometria Espacial. Os resultados desta pesquisa foram: a concordância efetiva e a participação intensa dos estudantes pesquisados na execução das aulas. Deste modo, destaca-se a importância da realização de aulas contextualizadas que relacionam a exposição teórica dos conteúdos geométricos com a sua observação nos elementos da natureza e do meio social. Conclui-se, então, que este trabalho contribuiu para a melhoria da aprendizagem dos alunos da escola pesquisada, uma vez que, isto foi constatado através da análise e compreensão dos resultados alcançados. Por último, conclui-se que esta pesquisa, embora tenha atingido seus objetivos, fica em aberto, tendo em vista a necessidade de expandir a sua aplicação a outras escolas nas séries finais.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGeometria - Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEnsino da geometriapt_BR
dc.subjectMeio socialpt_BR
dc.titleA importância da contextualização no processo de ennsino-aprendizagem de geometria: uma observação dos conteúdos geométricos na antureza e no meio urbanopt_BR
dc.typeMonographpt_BR
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