Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3748
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Emanuela Ingrid Ferreira do-
dc.date.accessioned2023-08-29T20:15:50Z-
dc.date.available2023-08-29T20:15:50Z-
dc.date.issued2018-06-05-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, E. I. F. (20180pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3748-
dc.descriptionNASCIMENTO, Emanuela Ingrid Ferreira do. Desafios e possibilidades do ensino de Física: o caso da Escola de Estadual de Ensino Médio Camilo Brasiliense em Redenção/Ceará/Brasil. 2018. 72 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2018pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho aborda os limites e as possibilidades do ensino de Física no contexto da Escola Estadual de Ensino Médio Camilo Brasiliense, localizada no distrito de Antônio Diogo, no município de Redenção, Estado do Ceará. Partiu-se da problematização do trabalho desenvolvido pelo professor que atua na disciplina de Física no contexto do Ensino Médio, considerando os fatores que interferem no desenvolvimento do trabalho pedagógico, verificados por ocasião da imersão dos estudantes da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira (UNILAB) no contexto das escolas públicas nos Estágios Supervisionados e no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A pesquisa orientou-se pela abordagem qualitativa, valorizando as informações advindas do campo e dos sujeitos e inspirou-se metodologicamente no estudo de caso, que visa o conhecimento aprofundado da questão em um contexto específico, tendo estudantes e professora de uma turma de 2º ano, como sujeitos da investigação. As estratégias de aproximação com a realidade utilizadas foram revisão de literatura, análise documental, observação do contexto da sala de aula, aplicação de um questionário junto aos estudantes e por fim entrevista com a professora. Os resultados apontam que a compreensão dos limites e possibilidades do ensino de Física demandam um olhar cuidadoso sobre o contexto no qual o professor desenvolve o seu trabalho, onde se conjugam elementos políticos, econômicos, sociais, culturais e pedagógicos que interferem no modo como professores e estudantes interagem no contexto da sala de aula.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectFísica - Ensino e Pesquisapt_BR
dc.subjectFísica - Ensino Médiopt_BR
dc.subjectFísica - Ensino e Aprendizagempt_BR
dc.titleDesafios e possibilidades do ensino de Física: o caso da Escola de Estadual de Ensino Médio Camilo Brasiliense em Redenção/Ceará/Brasilpt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EMANUELA INGRID FERREIRA DO NASCIMENTO_TCC.pdf2018_eifdonascimento.pdf1,12 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.