Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3749
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cruz, Ermeson Silveira | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T20:16:04Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T20:16:04Z | - |
dc.date.issued | 2018-10-30 | - |
dc.identifier.citation | CRUZ, E. S. (2018) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3749 | - |
dc.description | CRUZ, Ermeson Silveira. A EJA e a formação para o mundo do trabalho: contribuições do Projeto Mais Qualificação no CEJA Donaninha Arruda em Baturité-Ceará. 2018. 55f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2018. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo geral compreender a partir da experiência do EJA+ QUALIFICAÇÃO os elementos presentes no currículo da Educação de Jovens e Adultos que colaboram na formação dos jovens e adultos para o mundo do trabalho. A pesquisa surgiu do interesse em entender os limites e as possibilidades na estruturação desse projeto, tomando como ponto de partida os processos formativos e a sua relação com o mundo do trabalho, onde se buscou investigar no contexto da EJA, as propostas e estratégia metodológicas que se constituem como inovadores e que contribuem para uma formação cidadã e de caráter emancipador. Utiliza-se a abordagem qualitativa caracterizando-se como estudo de caso. Utilizou como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura sobre a EJA, a análise documental, a entrevista junto a um professor da escola citada. Os resultados apontam para a importância da utilização de metodologias inovadoras dentro do contexto da EJA, entendendo as limitações encontradas nessa modalidade de ensino, bem como, a importância da adequação de estratégias que melhor interpretem a realidade dos educandos e que ocorram de forma continuada durante todo o processo de formação. Dentro desse contexto, é importante ressaltar que o presente trabalho se configura como mais uma contribuição no sentido da reflexão das possibilidades que a reflexibilidade que o currículo da EJA proporciona, que ainda é uma questão pouco explorada, no âmbito das propostas curriculares para esta modalidade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Empreendorismo | pt_BR |
dc.subject | Trabalho | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A EJA e a formação para o mundo do trabalho: contribuições do Projeto Mais Qualificação no CEJA Donaninha Arruda em Baturité-Ceará | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ERMESON SILVEIRA CRUZ_TCC.pdf | 2018_escruz.pdf | 841,11 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.