Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3754
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Xavier, Francisca Baptista | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T20:17:26Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T20:17:26Z | - |
dc.date.issued | 2017-09-05 | - |
dc.identifier.citation | XAVIER, F. B. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3754 | - |
dc.description | Xavier, Francisca Baptista. Ensino das leis de Newton utilizando experimentos com materiais alternativos em uma escola de ensino médio em Redenção/CE. 2017. 42f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho buscou tratar as Leis de Newton em sala de aula através de uma aula teórica e prática, utilizando experimentos de baixo custo e relacionando os conteúdos com o dia-a-dia dos alunos. A pesquisa ocorreu na Escola de Ensino Médio de Tempo Integral Padre Saraiva Leão, localizada no município de Redenção/CE. Este trabalho visou desenvolver o conhecimento físico dos estudantes em relação ao conteúdo escolhido e mostrar que a Física se faz presente no seu cotidiano de diversas maneiras, buscando assim contribuir para uma aprendizagem significativa. A metodologia utilizada foi de caráter descritivo exploratório, na qual inicialmente aplicou-se um questionário à turma, em seguida foi ministrada a aula sobre as Leis de Newton, buscando envolver os alunos, com a apresentação de experimentos após o detalhamento de cada lei, e, por fim, foi aplicado novamente o questionário e solicitada a opinião dos alunos sobre a aula proposta. Como resultado, os alunos mostraram-se participativos com os experimentos e apresentaram uma evolução entre o pré e pós-teste. Além disso, relataram, de maneira geral, que gostaram da aula e que os experimentos ajudaram bastante para um melhor entendimento das Leis de Newton. Com isso, conclui-se que levar experimentos de baixo custo para sala de aula e buscar aproximar os conteúdos da realidade dos alunos contribui para uma aprendizagem satisfatória. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino médio | pt_BR |
dc.subject | Leis de Newton | pt_BR |
dc.subject | Redenção -CE | pt_BR |
dc.subject | Experimentos de baixocusto | pt_BR |
dc.title | Ensino das leis de Newton utilizando experimentos com materiais alternativos em uma escola de ensino médio em Redenção/CE | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC Francisca Baptista Xavier.pdf | 2017_mono_fbxavier.pdf | 1,84 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.