Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3755
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Castro, Francisca Gleiciana Silva de | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T20:17:40Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T20:17:40Z | - |
dc.date.issued | 2017-07-31 | - |
dc.identifier.citation | CASTRO, F. G. S. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3755 | - |
dc.description | CASTRO, Francisca Gleiciana Silva de. História da matemática como estratégia para o ensino e a aprendizagem de matemática: uma estudo na Escola de Ensino Fundamental Sebastião José Bezerra em Redenção-Ce. 2017. 59f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente estudo buscou compreender as contribuições da História da Matemática como recurso pedagógico para melhorar a aprendizagem dos estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental da Escola Sebastião José Bezerra, Redenção-CE. O ensino de Matemática tem se destacado como um dos maiores desafios para a educação brasileira já que para muitos estudantes a disciplina é difícil e seus conteúdos não têm relação com o cotidiano. Nesse sentido, inserir recursos pedagógicos que contribuam para mudar essa concepção dos estudantes é fundamental. O interesse em investigar as contribuições da História da Matemática para o Ensino Fundamental resultou de experiências pessoais juntamente com o desejo de contribuir para a desmistificação da Matemática como algo difícil. A História da Matemática é um dos recursos que pode proporcionar aos estudantes a compreensão de que a Matemática foi sendo construída ao longo tempo. O estudo tem uma abordagem qualitativa, caracterizando-se como pesquisa intervenção, efetuando a coleta de dados por meio de questionários, análise documental, apresentação do “Túnel do Tempo: história dos números” e relatos orais. Sobre a análise realizada os sujeitos apontaram contribuições do uso da História da Matemática para melhorar a aprendizagem, principalmente por apresentar o contexto histórico e sua relação com a realidade deles. Os professores destacaram que é importante utilizar metodologias diferentes que despertem o interesse dos estudantes. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | História da matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática – Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Recurso pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.title | História da matemática como estratégia para o ensino e a aprendizagem de matemática: uma estudo na Escola de Ensino Fundamental Sebastião José Bezerra em Redenção-Ce | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FRANCISCA GLEICIANA SILVA DE CASTRO_TCC.pdf | 2017_mono_fgsdecastro.pdf | 1,41 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.