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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3770
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sampaio, Maria Angerlane | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-29T20:24:02Z | - |
dc.date.available | 2023-08-29T20:24:02Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-02 | - |
dc.identifier.citation | SAMPAIO, M. A. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3770 | - |
dc.description | SAMPAIO, Maria Angerlane. Saberes populares e o ensino de ciências biológica na educação de jovens e adultos. 2017. 79 f. Monografia (Graduação) - Curso de Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Licenciatura em Ciências da Natureza e Matemática. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Acarape-Ceara, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho teve como objetivo avaliar as contribuições dos saberes populares como estratégia metodológica para o ensino de ciências biológicas na EJA, tomando como lócus a Escola Municipal de Ensino Fundamental Francisco Rocha Ramos, localizada em Acarape – Ceará. A pesquisa surgiu com base no interesse despertado pela a Educação de Jovens e Adultos no contexto brasileiro, trazendo discussões e reflexões sobre os avanços e desafios presentes ao longo da história do Brasil. As discussões em torno do processo de constituição dessa modalidade de ensino reconhecida e assegurada como direito de todos pelo artigo 37 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nº 9.394 pressupõem um papel fundamental para o desenvolvimento e aprimoramento do indivíduo através da educação. Os problemas relacionados ao processo de desenvolvimento da EJA revelaram a necessidade de apropriação teórica para que fosse possível estabelecer uma prática pedagógica significativa. Desse modo, compreendeu-se a importância da utilização dos saberes populares no ensino de ciências através da utilização da etnociência, configurada como base para a compreensão e explicação dos conhecimentos e práticas produzidos pelos métodos, teorias e experimentos submetidos a pesquisa e ao ensino. Assim, optou-se metodologicamente por trabalhar com uma abordagem qualitativa embasada pela pesquisa-ação, com vistas a investigação e intervenção na realidade estudada. Desse modo, foram utilizadas estratégias de aproximação com a realidade como: revisão de literatura sobre a EJA, o ensino de ciências e a etnociências; observações participantes; aplicação de questionários para levantamento dos conhecimentos prévios dos estudantes e intervenção através de sequência didática para os conteúdos. Os resultados revelaram a importância da contribuição de novas metodologias mais práticas para o desenvolvimento dos sujeitos. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Educação popular - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Saberes populares | pt_BR |
dc.subject | Biologia (Ensino fundamental) | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.title | Saberes populares e o ensino de ciências biológica na educação de jovens e adultos | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
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