Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3771
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Maria Evangelina da Silva dos-
dc.date.accessioned2023-08-29T20:24:24Z-
dc.date.available2023-08-29T20:24:24Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationSANTOS, M. E. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3771-
dc.descriptionSANTOS, Maria Evangelina da Silva dos. Biodiversidade e dinâmicas de vida na reestruturação curricular do ensino de biologia no ensino secundário geral em Timor-Leste. 2017. 58 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo analisar os fundamentos e propostas metodológicas no ensino de Biodiversidade e dinâmicas de vida no contexto do componente curricular de Biologia no Ensino Secundário Geral do Timor Leste. Consoante o objeto de estudo e o objetivo geral proposto, o problema da pesquisa enfoca a seguinte questão principal: como os Materiais de Ensino Secundário Geral de Timor Leste estruturados conforme a reforma curricular desse nível de ensino abordam a temática da biodiversidade e dinâmicas de vida? Para compreender a proposta de nosso processo investigativo, optou-se por resgatar sinteticamente o contexto histórico do Timor Leste, o que possibilita o entendimento do processo de reformulação do currículo do ensino secundário, influenciado ao longo do processo da colonização e ocupação por diversos países. O resgate deste contexto histórico se entrelaça ainda com nossa própria história, caracterizada pelo processo de formação e profissionalização docente. Evocamos neste trabalho o conceito de Biodiversidade e mostramos a importância de uma educação escolar pautada nesse conceito. Tomamos como aporte teórico principal os estudos de Barbieri (2010), Krasilchik (2007), Kawasaki e Oliveira (2003). Na sequência, analisamos os materiais de ensino concernentes ao componente curricular de Biologia, com enfoque na temática Biodiversidade e dinâmicas de vida. Com a averiguação dos materiais, percebeu-se um direcionamento para questões ambientais, sendo possível afirmar que as propostas metodológicas, com algumas ressalvas, são consistentes. Compreendemos, de modo geral, que passos estão sendo dados com enfoque no desenvolvimento da educação em Timor Leste.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectReforma curricularpt_BR
dc.subjectTimor Lestept_BR
dc.subjectBiodiversidadept_BR
dc.titleBiodiversidade e dinâmicas de vida na reestruturação curricular do ensino de biologia no ensino secundário geral em Timor-Lestept_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MARIA EVANGELINA TCC.pdf2017_medasdossantos.pdf785,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.