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repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3775
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Tavares, Mônica Andreia | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-30T10:48:20Z | - |
dc.date.available | 2023-08-30T10:48:20Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
dc.identifier.citation | TAVARES, M. A. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3775 | - |
dc.description | TAVARES, Monica Andreia. O Ensino de Química em Cabo Verde . 2019. 36f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | O propósito do presente trabalho é compreender o ensino de Química no contexto da história da Educação e nas atividades docentes dos professores de Cabo Verde, bem como investigar a história da educação em Cabo Verde antes e depois da Independência, como também seus reflexos no ensino e nas atividades escolares dos alunos e professores. Os sujeitos da pesquisa são docentes professores de Química que atuam no ensino secundário em escolas de Cabo Verde. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário. A pesquisa traz para a realidade escolar algumas reflexões e procedimentos do ensino de Química que possam se constituir um caminho para análise da memória docente no ambiente escolar do referido país. O texto indaga sobre a necessidade da reflexão sobre o ensino de Química no sentido de contribuir com as pesquisas já publicadas sobre o assunto. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com o intuito de explorar os trabalhos já publicados neste campo de investigação. A revisão teórica perpassa a questão histórica de Cabo Verde, cujas mudanças políticas, por nós estudadas incluiu o sistema escolar e a vida dos professores, dos alunos e a sociedade como um todo. Os principais autores que embasaram o estudo foram: Furtado (2008); Lakatos (2003) Lima (2015) Tavares (2017), entre outros. Os resultados da pesquisa destacam-se a contradição entre a busca da qualidade e as dificuldades ainda encontradas no sistema de ensino e no ensino de Química. A busca dos professores pela qualidade do ensino, mesmo considerando que há ainda uma longa estrada de superações. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Química - Estudo e Ensino - História | pt_BR |
dc.subject | Educação - História | pt_BR |
dc.subject | Cabo VerdeTAVA | pt_BR |
dc.title | O Ensino de Química em Cabo Verde | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
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