Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3775
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTavares, Mônica Andreia-
dc.date.accessioned2023-08-30T10:48:20Z-
dc.date.available2023-08-30T10:48:20Z-
dc.date.issued2019-04-05-
dc.identifier.citationTAVARES, M. A. (2019)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3775-
dc.descriptionTAVARES, Monica Andreia. O Ensino de Química em Cabo Verde . 2019. 36f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019.pt_BR
dc.description.abstractO propósito do presente trabalho é compreender o ensino de Química no contexto da história da Educação e nas atividades docentes dos professores de Cabo Verde, bem como investigar a história da educação em Cabo Verde antes e depois da Independência, como também seus reflexos no ensino e nas atividades escolares dos alunos e professores. Os sujeitos da pesquisa são docentes professores de Química que atuam no ensino secundário em escolas de Cabo Verde. Utilizou-se como instrumento de coleta de dados o questionário. A pesquisa traz para a realidade escolar algumas reflexões e procedimentos do ensino de Química que possam se constituir um caminho para análise da memória docente no ambiente escolar do referido país. O texto indaga sobre a necessidade da reflexão sobre o ensino de Química no sentido de contribuir com as pesquisas já publicadas sobre o assunto. Utilizou-se uma abordagem qualitativa com o intuito de explorar os trabalhos já publicados neste campo de investigação. A revisão teórica perpassa a questão histórica de Cabo Verde, cujas mudanças políticas, por nós estudadas incluiu o sistema escolar e a vida dos professores, dos alunos e a sociedade como um todo. Os principais autores que embasaram o estudo foram: Furtado (2008); Lakatos (2003) Lima (2015) Tavares (2017), entre outros. Os resultados da pesquisa destacam-se a contradição entre a busca da qualidade e as dificuldades ainda encontradas no sistema de ensino e no ensino de Química. A busca dos professores pela qualidade do ensino, mesmo considerando que há ainda uma longa estrada de superações.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectQuímica - Estudo e Ensino - Históriapt_BR
dc.subjectEducação - Históriapt_BR
dc.subjectCabo VerdeTAVApt_BR
dc.titleO Ensino de Química em Cabo Verdept_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MÓNICA ANDREIA TAVARES Mono.pdf2019_matavares.pdf1,16 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.