Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Cunha, Patrícia | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T13:09:18Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T13:09:18Z | - |
dc.date.issued | 2019-04-05 | - |
dc.identifier.citation | CUNHA, P. (2019) | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3810 | - |
dc.description | CUNHA, Patricia da. Ensino de Física: Catalogação de Experimentos de Baixo Custo para o Ensino M´edio no Timor-Leste. 2019. 84 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação do TL ainda enfrenta vários problemas e ainda necessita de grandes investimentos para melhorar a infraestrutura e recursos humanos especializados em educação, tais como; corpo docente, estrutura física da escola, laboratórios entre outros. Apresentase uma cataloga¸c˜ao de experimentos de física de baixo custo para o ensino Médio no TL. Este trabalho inicia-se no Brasil sobre a Educaçãoo do Timor-Leste, principalmente as aulas pr´aticas do Ensino Física que ocorrem em Escolas Secund´arias, tanto públicos quanto Privados. Com principal intuito de averiguar a forma como as aulas de Física est˜ao sendo desenvolvidas no TL em rela¸c˜ao a utiliza¸c˜ao de laborat´orios e experimentos de baixo custo. Utilizou-se uma metodologia de aplica¸c˜ao de question´ario. Percebeu-se que nessas escolas, mesmo perante ´as dificuldades tanto materiais de laborat´orio quanto ao tempo de realizaram aulas pr´aticas e essas duas escolas escolhida a maioria dos docentes s˜ao Licenciados em F´ısica e lecionaram `a disciplina de F´ısica, uma melhoria da educa¸c˜ao. Por fim, com a iniciativa de compartilhar os conhecimentos com estes docentes tanto pela inser¸c˜ao das aulas experimentais, como te´oria, catalogamos 18 experimentos de baixo custo que foram escolhidos especialmente pensando nos colegas do TL, com materias de f´acil acesso. Acreditamos que ´e de extrema importˆancia a capacita¸c˜ao e forma¸c˜ao dos estudantes timorenses para que estes dˆeem um retorno `a sociedade. Esperamos que este trabalho seja uma referˆencia ´util para aqueles que necessitam, tanto docentes quanto estudantes. Que este TCC seja uma ferramenta did´atica e motivadora na melhoria da educa¸c˜ao no TL, assim como foi de grande importˆancia para mim. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Experimento de Baixo | pt_BR |
dc.subject | Catalogação | pt_BR |
dc.subject | Timor-Leste | pt_BR |
dc.title | Ensino de física: catalogação de experimentos de baixo custo para o ensino médio no Timor-Leste | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PATRICIA DA CUNHA_TCC.pdf | 2019_pdacunha.pdf | 59,06 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.