Use este identificador para citar ou linkar para este item:
repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3811
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Roberto da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-08-31T13:10:03Z | - |
dc.date.available | 2023-08-31T13:10:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-03 | - |
dc.identifier.citation | NASCIMENTO, R. S. (2017) | pt_BR |
dc.identifier.uri | repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3811 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Roberto da Silva. O uso de jogos didáticos no ensino de ciências. 2017. 64 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho objetiva compreender o potencial pedagógico do uso de jogos no ensino de biologia, no contexto de uma escola estadual de Redenção. Nascida no contexto do Estágio Curricular Supervisionado, a pesquisa pôs em movimento reflexões acerca dos fenômenos de ensinar e aprender colocando em diálogo as experiências formativas vividas pelo pesquisador ao longo da educação básica e ao longo do curso de licenciatura em ciências da natureza e matemática. Ao dialogar sobre os desafios presentes no exercício da docência em Biologia no Ensino Médio, foram verificados elementos como a desmotivação e a não aprendizagem dos estudantes. Tal fato se constituiu como motivação para busca de formas distintas de trabalhar o conteúdo do ensino de ciências, pautado historicamente na reprodução.Assim, foi desenvolvida uma pesquisa, de abordagem qualitativa que utilizou como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a análise documental, associada ao desenvolvimento de uma sequencia didática. Os resultados apontam para o potencial pedagógico dos jogos no contexto do ensino médio, uma vez que os mesmos trazem para o contexto da sala de aula elementos formativos como a pesquisa, a roblematização, o trabalho em grupo, o exercício de múltiplas linguagens e a afetividade. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Jogos educativos (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Jogos no ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Ciências – Ensino e estudo | pt_BR |
dc.title | O uso de jogos didáticos no ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | Monograph | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
ROBERTO DA SILVA NASCIMENTO_TCC.pdf | 2017_rdasnascimento.pdf | 1,35 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.