Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorNascimento, Roberto da Silva-
dc.date.accessioned2023-08-31T13:10:03Z-
dc.date.available2023-08-31T13:10:03Z-
dc.date.issued2017-08-03-
dc.identifier.citationNASCIMENTO, R. S. (2017)pt_BR
dc.identifier.urirepositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3811-
dc.descriptionNASCIMENTO, Roberto da Silva. O uso de jogos didáticos no ensino de ciências. 2017. 64 f. Monografia (Graduação). Curso de Ciências da Natureza e Matemática, Instituto de Ciências Exatas e da Natureza, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção, 2017.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho objetiva compreender o potencial pedagógico do uso de jogos no ensino de biologia, no contexto de uma escola estadual de Redenção. Nascida no contexto do Estágio Curricular Supervisionado, a pesquisa pôs em movimento reflexões acerca dos fenômenos de ensinar e aprender colocando em diálogo as experiências formativas vividas pelo pesquisador ao longo da educação básica e ao longo do curso de licenciatura em ciências da natureza e matemática. Ao dialogar sobre os desafios presentes no exercício da docência em Biologia no Ensino Médio, foram verificados elementos como a desmotivação e a não aprendizagem dos estudantes. Tal fato se constituiu como motivação para busca de formas distintas de trabalhar o conteúdo do ensino de ciências, pautado historicamente na reprodução.Assim, foi desenvolvida uma pesquisa, de abordagem qualitativa que utilizou como estratégias de aproximação com a realidade a revisão de literatura, a análise documental, associada ao desenvolvimento de uma sequencia didática. Os resultados apontam para o potencial pedagógico dos jogos no contexto do ensino médio, uma vez que os mesmos trazem para o contexto da sala de aula elementos formativos como a pesquisa, a roblematização, o trabalho em grupo, o exercício de múltiplas linguagens e a afetividade.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos educativos (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectJogos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.subjectCiências – Ensino e estudopt_BR
dc.titleO uso de jogos didáticos no ensino de ciênciaspt_BR
dc.typeMonographpt_BR
Aparece nas coleções:Monografia - Ciência da Natureza e da Matemática

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ROBERTO DA SILVA NASCIMENTO_TCC.pdf2017_rdasnascimento.pdf1,35 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.