Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3822
Título: Desenvolvimento e produtividade da beterraba adubada com diferentes fontes e doses de biofertilizante
Autor(es): Pereira, Jailson António de Almeida
Palavras-chave: Beta vulgaria esculenta
Adubação orgânica
Esterco
Beterraba
Data do documento: 30-Out-2018
Citação: PEREIRA, J. A. de A. (2018)
Resumo: A beterraba, importante espécie olerícola, é bastante exigente em termos nutricionais e os produtores de hortaliças do Maciço de Baturité enfrentam problemas em relação à adubação, devido à baixa disponibilidade de nutrientes no solo. Diante disso, há uma necessidade de procurar alternativas para minimizar esses problemas. O presente trabalho teve por objetivo avaliar os efeitos das fontes e doses de biofertilizante, no desenvolvimento e na produtividade da beterraba, cv. Early Wonder Tall Top, nas condições edafoclimáticas da região do Maciço de Baturité, Ceará. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Piroás, com delineamento experimental em blocos ao acaso, no esquema de parcela subdivididas, com quatro blocos. As parcelas foram constituídas por duas fontes (esterco bovino e esterco ovino) e as subparcelas por cinco doses de biofertilizante misto (0, 300, 600, 900 e 1.200 mL planta-1 semana -1 ). As variáveis analisadas foram número de folhas, altura das plantas, peso fresco da parte aérea (PFPA), peso seco da parte aérea (PSPA), comprimento do tubérculo, diâmetro do tubérculo, comprimento da raiz, peso do tubérculo, produtividade e características químicas do solo. Verificou-se efeito positivo do biofertilizante durante o ciclo de cultivo, sendo expressos maiores teores nutricionais na coleta de substrato realizada ao final do experimento. Os tratamentos fontes e doses de biofertilizante favoreceram as variáveis altura, PFPA, PSPA e diâmetro do tubérculo. O comprimento do tubérculo e da raiz não foram influenciados pelos tratamentos aplicados. A fonte orgânica de origem bovina proporcionou maiores valores para o peso do tubérculo e produtividade. A produtividade estimada foi de 4.856,9 kg ha-1 , para um stand de 102.040,8 plantas, calculado a partir do espaçamento adotado para a cultura e na dose 992 mL planta-1 semana -1 de biofertilizante.
Descrição: FERREIRA, Jailson António de Almeida. Desenvolvimento e produtividade da beterraba adubada com diferentes fontes e doses de biofertilizante. 2018. 54 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2018.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3822
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JAILSON ANTÓNIO DE ALMEIDA PEREIRA TCC.pdf2018_art_jadeapereira.pdf912,88 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.