Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3826
Título: Crescimento do anador (justicia pectoralis Jacq.) Em diferentes substratos
Autor(es): Té, Aladje
Palavras-chave: Planta medicinal
Fertilização orgânica
Alometria vegetal
Propagação vegetal
Anador (Justicia pectoralis Jacq)
Data do documento: 2020
Citação: TÉ, A. (2020)
Resumo: O anador (Justicia pectoralis Jacq) é uma planta medicinal com propriedades anti-inflamatórias, podendo ser usado na forma de decocção, infusão, sumo e xarope. Essa planta é bastante rustica, desenvolvendo em solos de vários tipos, quando fertilizada com adubos orgânicos ou químicos, incrementa o número de folhas e ramos, partes empregadas na medicina popular. Este trabalho teve como objetivo investigar a interferência dos diferentes tipos de substratos e definir aquele que proporcione maior crescimento do anador. O experimento foi conduzido na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) Campus das Auroras com seguintes tratamentos: T1: testemunha (solo); T2: solo + esterco ovino (3:1); T3: solo + cama de frango (3:1); T4: solo + esterco ovino + cama de frango (2:1:1) e por último T5: solo + cama de frango + esterco ovino + bagana de carnaúba (1:1:1:1). O delineamento estatístico utilizado no experimento foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e 4 repetições, sendo cada repetição foi composta por quatro sacos de mudas. Foi observado que, as variáveis: número de folha (NF), número de ramos (NR), altura de plantas (ALT) e matéria seca de ramos (MSR), matéria seca da parte área (MSPA), matéria seca total (MST), e a relação MSR/MSPA, todos deram significativos pelo teste de F ao nível de 1% de probabilidade. A propagação do anador é recomendada nos substratos solo + cama de frango, solo + esterco ovino e solo + bagana de carnaúba.
Descrição: TÉ, Aladje. Crescimento do anador (justicia pectoralis Jacq.) Em diferentes substratos. 13 f. Monografia (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural,. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3826
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ALADJE TÉ Tcc.pdf2020_art_até.pdf.463,93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.