Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3829
Título: Déficit hídrico na germinação do arroz paranaense no maciço de Baturité
Título(s) alternativo(s): Hydric deficit in the germination of Paranaense rice in the Baturité mass
Autor(es): Indjalá, Benjamim
Palavras-chave: Arroz (Oryza sativa L.)
Vigor
Tolerância à seca
Data do documento: 11-Fev-2020
Citação: INDJALÁ, B. (2020)
Resumo: O déficit hídrico pode acarretar sérios danos à cultura do arroz, entretanto, é possível que o arroz crioulo de regiões áridas seja tolerante a esse estresse durante a germinação. Por isso, objetivou-se avaliar o efeito do déficit hídrico induzido por manitol em sementes de arroz (Oryza sativa L.) vr. Paranaense. Os potenciais osmóticos das soluções foram 0,0; 0,3; -0,6; -0,9; e -1,2 Megapascal (MPa). O delineamento utilizado é inteiramente casualizado (DIC) com quatro repetições. As variáveis são: germinação, índice de velocidade de germinação, comprimento da radícula e da parte aérea, massa seca da parte aérea e da radícula. Observa-se que potenciais osmóticos mais negativos promovem redução acentuada na germinação das sementes e no crescimento das plântulas. As variáveis: primeira contagem, germinação e massa seca das plântulas, são afetadas na mesma proporção com o aumento da concentração da solução osmótica. Verifica-se uma tendência generalizada para um decréscimo, quando o potencial osmótico das soluções é reduzido. O nível de potencial osmótico de -1,2 MPa é crítico para a germinação das sementes e o desempenho das plântulas dessa variedade.
Descrição: INDJALÁ, Benjamim. Déficit hídrico na germinação do arroz paranaense no maciço de Baturité. 9 f. Artigo (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural. Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2020
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3829
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BENJAMIM INDJALÁ Tcc (1).pdf2020_art_bindjalá.pdf.222,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.