Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3834
Título: Caracterização química do substrato cultivado com araruta sob fontes e doses de biofertilizante
Autor(es): Pafo, Fáusia da Verónica Eduardo
Palavras-chave: Adubo
Hortaliças
Macronutrientes
Maranta arundinaceae
Data do documento: 6-Out-2020
Citação: PAFO, F. V. E. (2020)
Resumo: O incremento de adubação orgânica nas culturas é uma estratégia viável para a manutenção do ecossistema e a conservação do meio ambiente. A araruta, uma planta alimentícia não convencional (PANC), pode se desenvolver bem quando adubada com fertilizantes orgânicos do tipo biofertilizante. Além disso, o resgate do cultivo da araruta é de grande importância visando a preservação da biodiversidade regional. O objetivo deste trabalho foi avaliar o estado nutricional do substrato da araruta comum adubada com fontes e doses de biofertilizante. O experimento foi conduzido na Fazenda Experimental Piroás (FEP) pertencente à Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), localizada no sítio Piroás em Redenção-CE. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em esquema de parcelas subsubdivididas, com quatro blocos. As parcelas foram constituídas por duas épocas de avaliação do substrato (início e final do ciclo), as subparcelas foram constituídas por duas fontes orgânicas (esterco bovino e esterco ovino) e as subsubparcelas foram compostas por 5 doses de biofertilizante: 0; 300; 600; 900 e 1.200 mL planta-1 semana-1. No final do ciclo foi possível observar os efeitos positivos da aplicação do biofertilizante no substrato, em ambas as fontes orgânicas utilizadas. Os teores de nitrogênio (N), fósforo (P), carbono (C), responderam com superioridade à aplicação de biofertilizante bovino. Já o teor de potássio (K), magnésio (Mg) e Cálcio (Ca) apresentaram resposta superior quando se aplicou o biofertilizante de ovino. Matéria orgânica e pH responderam positivamente em ambas as fontes.
Descrição: PAFO, Fáusia da Verónica Eduardo. Caracterização química do substrato cultivado com araruta sob fontes e doses de biofertilizante. 20 f. Artigo (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2020
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3834
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FÁUSIA DA VERÓNICA EDUARDO PAFO Tcc.pdf2020_art_fvepafo.pdf.304,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.