Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3835
Título: Crescimento inicial de mudas de cacaueiro fertilizado com doses de esterco bovino
Autor(es): N’Dafá, Gerson
Palavras-chave: Theobroma cacao L.
Fertilização orgânica
Alometria vegetal
Data do documento: 6-Out-2020
Citação: N´DANFÁ, G. (2020)
Resumo: As plantas de cacau produzem amêndoas com múltiplos usos na indústria alimentícia e farmacêutica, além disso, as cascas dos frutos podem ser utilizadas para preparo de compostos orgânicos empregados na produção de hortaliças, fruteiras e essências florestais. Objetivo do trabalho foi definir a dose de esterco bovino, que proporcione maior crescimento de mudas de cacau. O experimento foi conduzido na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) no Campus das Auroras na Unidade da Produção de Mudas (UPMA). Os tratamentos estudados foram T1: 0 (sem esterco bovino), T2: 20 g de esterco bovino, T3: 40 g de esterco bovino, T4: 60 g de esterco bovino e T5: 80 g de esterco bovino. O delineamento estatístico utilizado no experimento foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e 4 repetições, sendo que cada repetição foi composta por três sacos de mudas, totalizando sessenta unidades experimentais. As variáveis estudadas foram à altura da planta (Alt em cm), o diâmetro do caule (DC em mm), o comprimento da folha (CF em cm), a largura da folha (LF em cm), a quantidade das folhas, o comprimento de raiz (CR em cm), a matéria seca da parte aérea (MSPA em g), a matéria seca do caule (MSC em g), a matéria seca de folha (MSF em g), a matéria seca de raiz (MSR em g), a matéria seca total (MST em g) e a relação MSPA/MST. As variáveis Alt, CF, LF, DC, MSF, MSR, MSPA, MST apresentaram ajuste ao modelo de regressão linear. Enquanto, ajuste para regressão quadrática foram verificados em MS caule e na relação MSR/MSPA. As variáveis NF e CR, não apresentaram ajuste a nenhum modelo de regressão. Portanto, as plantas de cacaueiro apresentaram incrementos lineares e positivos, em função das doses de esterco bovino aplicadas.
Descrição: N’Dafá, Gerson. Crescimento inicial de mudas de cacaueiro fertilizado com doses de esterco bovino. 19 f. Artigo (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3835
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GERSON N’DAFÁ Tcc.pdf2020_art_gndafa.pdf.525,21 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.