Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3840
Título: Cultivo do maxixe em vasos sob doses de biofertilizante ovino.
Autor(es): Raulino, Júlia Amanda de Melo
Palavras-chave: Adubação orgânica
Cucumis anguria L
Plantas alimentícias não convencionais (PANC’s)
Data do documento: 29-Out-2020
Citação: RAULINO, J. A. M. (2020)
Resumo: Plantas alimentícias não convencionais (PANC’s) são aquelas que podem ser utilizadas para a alimentação humana, embora o consumo não seja habitual, como é o caso do maxixe, que possui o seu consumo nas regiões Norte e Nordeste. O cultivo do maxixe, encontrado de forma espontânea e consorciado com outras culturas, pode ser uma alternativa para os produtores utilizarem como fonte de renda ou para subsistência. Para impulsionar a sua produção, o emprego de biofertilizantes como adubação orgânica, pode ser uma alternativa, pois traz inúmeras vantagens para os cultivos, sendo incremento nutricional para solo e planta. Diante do contexto, o objetivo do trabalho foi avaliar o cultivo do maxixe adubado com biofertilizante ovino, na região do Maciço de Baturité. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental Piroás, em que o delineamento experimental em campo foi em blocos completos casualizados, sendo os tratamentos constituídos por cinco doses de biofertilizante ovino (0; 200; 400; 600 e 800 mL planta-1 semana -1), em quatro blocos. Nas análises das variáveis de crescimento, o delineamento experimental foi em blocos ao acaso no esquema de parcela subdivididas, com as parcelas constituídas pelas épocas de avaliação e as subparcelas pelas doses de biofertilizante. As variáveis analisadas foram altura da planta, diâmetro do caule, número de folhas, número de ramificações e comprimento das ramificações, número de frutos por planta, massa total de frutos, massa média dos frutos, produtividade, diâmetro e comprimento médio dos frutos. Houve significância para as épocas de avaliação e para as doses de biofertilizante para diâmetro do caule, número de folhas, número de ramos e comprimento do ramo. A dose de 400 mL planta-1 semana-1 de biofertilizante ovino proporcionou uma produtividade de 7,77 T ha-1.
Descrição: RAULINO, Júlia Amanda de Melo. Cultivo do maxixe em vasos sob doses de biofertilizante ovino. 16 f. Artigo (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3840
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JÚLIA AMANDA DE MELO RAULINO Artigo.pdf2020_art_jameraulino.pdf.355,7 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.