Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3846
Título: Emergência e acúmulo de biomassa em plântulas de genótipos de amendoim irrigados com águas salinas.
Autor(es): Saraiva, Sâmara Ester Lima
Palavras-chave: Amendoim
Estresse salino
Amendoim - Arachis hypogaea L
Semiárido
Data do documento: 2020
Citação: SARAIVA, S. E. L. (2020)
Resumo: O objetivo deste trabalho foi avaliar a emergência e acúmulo de biomassa em genótipos de amendoim submetidos à diferentes níveis salinos. O experimento foi conduzido na área experimental da Unidade de Produção de Mudas Auroras (UPMA) localizada na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), campus Auroras, Redenção – CE. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado (DIC), com esquema fatorial 5x6, com quatro repetições de 25 sementes. Aos 21 dias após a semeadura (DAS), foram avaliadas as seguintes variáveis: Porcentagem de emergência (PE), índice de velocidade de emergência (IVE), tempo médio de emergência (TME), velocidade média de emergência (VME), número de folhas (NF), comprimento da raiz (CR) e as massas secas da parte aérea (MSPA), raiz (MSR) e total (MST). A emergência e biomassa dos genótipos de amendoim foram afetadas pelo estresse salino. Os genótipos 26 e 28 mostraram-se mais tolerantes aos efeitos deletérios dos sais da água de irrigação. Os genótipos BR1, 26 e 43 mostraram melhores resultados no acúmulo de biomassa. A água de 5 dS m-1 foi a que promoveu maior estresse aos materiais.
Descrição: SARAIVA, Sâmara Ester Lima. Emergência e acúmulo de biomassa em plântulas de genótipos de amendoim irrigados com águas salinas. 2020. 19 f. Artigo (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2020.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3846
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SÂMARA ESTER LIMA SARAIVA Tcc.pdf2020_art_selsaraiva.pdf.661,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.