Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3847
Título: Análise espacial da influência do relevo e da temperatura na produtividade do café no município de Mulungu-CE
Autor(es): Botelho, Thereza Cristina de Assis
Palavras-chave: Café
Produtividade
Solos - Análise
Mulungu-CE
Coffea arabica L.
Data do documento: 27-Mar-2019
Citação: BOTELHO, T. C. A. (2019)
Resumo: Durante muitas décadas o café foi o principal produto das exportações nacionais, contudo esse produto ainda é muito importante para o país. O conhecimento do ambiente em que o cafeeiro está inserido permite um melhor planejamento da produção sendo o relevo um importante fator na instalação de novos cafezais. O objetivo do trabalho foi realizar uma análise espacial da influência do relevo e da temperatura na estimativa da produtividade da cultura do café no município de Mulungu-CE. O estudo foi realizado no sítio Bem-Te-Vi, Mulungu-CE, em área de 1,4 ha cultivada com Coffea arabica L., cv. Paraíso. A área foi dividida em três Unidades Experimentais (UEs), sendo avaliadas 10 plantas em cada UE para obtenção dos índices fenológicos de produtividade (IFP) com a aplicação de dois modelos matemáticos (IFP1 e IFP2). Foram avaliados ainda a altura das plantas, o diâmetro da copa e o diâmetro do caule. Além da temperatura na superfície do solo e nas folhas das plantas, durante os meses de setembro a dezembro de 2018. Os dados foram submetidos à análise geoestatística, para a definição do modelo de variabilidade espacial. As maiores temperaturas foram encontradas na classe de relevo forte-ondulado, apresentando índices fenológicos de produção inferiores em comparação às áreas com relevo suave-ondulado e ondulado. O estudo da variabilidade espacial por meio da geoestatística, utilizando a krigagem, mostrou-se uma importante ferramenta na compreensão da distribuição espacial da temperatura e do relevo, podendo ser utilizada na implantação e no manejo dos cafezais visando uma melhor produtividade
Descrição: BOTELHO, Thereza Cristina de Assis. Análise espacial da influência do relevo e da temperatura na produtividade do café em Mulungu-CE. 2019. 24 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2019.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3847
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
THEREZA CRISTINA DE ASSIS BOTELHO TCC.pdf2019_art_tcdeabotelho.pdf1,41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.