Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3848
Título: Influência dos substratos na produção de mudas de leguminosas, em clima tropical
Autor(es): Correia, Teresinha Soares
Palavras-chave: Adubação orgânica
Mudas
Sustentabilidade
Data do documento: 18-Dez-2017
Citação: COREEIA, T. S. (2017)
Resumo: A produção de mudas da família das leguminosas tem grande importância para a fixação biológica de nitrogênio no solo. Isso ocorre através do processo de simbiose com microrganismos benéficos que se fixam nas raízes de plantas dessa família. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a influência de diferentes substratos orgânicos, misturados ao solo, na produção de mudas de três espécies leguminosas: Fabaceae (gliricídia, e leucena) e Moringaceae (moringa). O experimento foi conduzido na fazenda experimental da UNILAB em Piroás, Redenção-CE. Utilizou-se o delineamento experimental inteiramente casualizado (DIC), em esquema fatorial 3 (substratos) X 2 (períodos), para sementes. A semeadura ocorreu em época transição chuvoso-seca. Para análise dos resultados das sementes foi feita a avaliação de altura de planta, diâmetro do caule, número de folhas e IVE nos dias 3, 6, 9, 12, 15 e 18 após a semeadura. Nas estacas com esquema fatorial 3 (substratos) X 8 (períodos). A comparação das médias foi realizada pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Entre os três substratos houve maior significância estatística no substrato de origem vegetal. O substrato solo não permite o desenvolvimento das mudas de estacas de leucena. O substrato solo + esterco apresentou menos resultados nas duas formas de propagações semente e estaca. Com relação ao tamanho de estacas, quanto maior o comprimento de stacas melhor o desenvolvimento e quanto maior o diâmetro de caule, número de gemas, peso da estaca e maior a possibilidade de desenvolvimento da muda. Conclui-se que o substrato que propicia o melhor desenvolvimento para a produção de mudas das leguminosas tanto nas estacas, quanto nas sementes nos dois períodos, foi o substrato solo + bagana de carnaubeira.
Descrição: CORREIA, Teresinha Soares. Influência dos substratos na produção de mudas de leguminosas, em clima tropical. 2017. 53 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2017.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3848
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TERESINHA SOARES CORREIA TCC.pdf2017_mono_tscorreia.pdf1,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.