Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3852
Título: Comprimento das estacas e parte do ramo na formação de mudas de chanana (turnera subulata)
Autor(es): Queiroz, Francisca Brena Silva
Palavras-chave: Turnera subulata
Plantas medicinais
Estaquia
Data do documento: 23-Jun-2017
Citação: QUEIROZ, F. B. S. (2017)
Resumo: A Turnera subulata da família Turneraceae é uma espécie espontânea com propriedades anti- inflamatória e antioxidante. Apesar do potencial medicinal, a propagação via estacas ainda não está bem definido. Objetivou-se avaliar o enraizamento de estacas de Turnera subulata influenciada pelo tamanho e posição do ramo na planta. A pesquisa foi desenvolvida na Zona Rural na comunidade de Croáta II, sendo localizada no Município de Barreira- CE. As estacas foram coletadas de plantas existente na comunidade Croata II. O preparo das estacas foram realizada imediatamente após as coletas. Os ramos das plantas foram divididos em três partes: apical, mediano e basal. Após essa divisão, cortou-se os ramos em estacas de 15 e 20 cm. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial 3 x 2, 3 tipos de estacas (apical, basal e mediana) e 2 tamanhos do ramo da estaca (15 cm e 20 cm) com 4 repetições de 8 estacas por tratamento. As variáveis analisadas foram às porcentagens de sobrevivência, brotações e enraizamento, comprimento do maior broto, comprimento da folha do maior broto (cm), comprimento da maior raiz (cm), massa seca da raiz, massa seca do broto (g). De acordo com os resultados obtidos, pode- se concluir que, mesmo a posição apical havendo melhores resultados em porcentagem de brotações, a melhor estaca para a produção de muda de Turnera subulata é a posição mediana no tamanho 20 cm, pois obteve maior porcentagem de enraizamento e sobrevivência. Estaca com 20 cm de comprimento proporcionaram a obtenção de mudas mais vigorosas.
Descrição: QUEIROZ, Francisca Brena Silva. Comprimento das estacas e parte do ramo na formação de mudas de chanana (turnera subulata). 2017. 40 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2017.
URI: https://repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3852
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MONOGRAFIA_FRANCISCA_BRENA_SILV_QUEIROZ.pdf2017_mono_fbsqueiroz.pdf488,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.