Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3856
Título: Emergência e crescimento de celosia argentea l. cultivada sob irrigação com água salobras
Autor(es): Freitas, Ana Gabriela Sousa
Palavras-chave: Planta ornamental
Estresse salino
Plântula
Celosia argentea L. (Crista de Galo)
Data do documento: 10-Fev-2022
Citação: FREITAS, A. G. S. (2022)
Resumo: A salinidade é um estresse abiótico recorrente em regiões áridas e semiáridas, que afeta de maneira nociva o estabelecimento e o crescimento das plantas. Objetivou-se com este trabalho avaliar a emergência e o crescimento de plântulas de Celosia argentea L. (Crista de Galo) cultivada sob diferentes condutividades elétricas da água de irrigação. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, na área experimental da Estação Agrometeorológica da Universidade Federal do Ceará em Fortaleza, no período de julho de 2021. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com cinco tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram as cinco condutividades elétricas da água de irrigação, sendo: 0,5; 1,5; 2,5; 3,5 e 4,5 dS m-1 . As variáveis analisadas foram: porcentagem de emergência, tempo médio de emergência, velocidade média de emergência, índice de velocidade de emergência, altura de plântula, número de folhas, diâmetro do caule, comprimento da raiz primária, massa seca da parte aérea e da raiz. A salinidade promoveu decréscimos em todas as variáveis, exceto para a velocidade média de emergência que apresentou resposta contrária com o aumento da concentração salina na água de irrigação. Portanto, pode-se inferir que a salinidade é uma condição que interfere de maneira negativa no correto crescimento da espécie, enquanto em condição de plântula.
Descrição: FREITAS, Ana Gabriela. Emergência e crescimento de celosia argentea l. cultivada sob irrigação com água salobras. 2022. 20 f. Artigo (Graduação). Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural (IDR). Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira. Redenção-CE, 2022.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3856
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ANA GABRIELA SOUSA FREITAS Artigo.pdf2022_art_agsfreitas.pdf394,46 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.