Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3863
Título: Produtividade da cultura do sorgo sob estresse salino e diferentes estratégias de cobertura vegetal morta
Autor(es): Oliveira, Girna dos Santos
Palavras-chave: Sorghum bicolor L.
Salinidade
Proteção do solo
Data do documento: 4-Fev-2022
Citação: OLIVEIRA, G. S. (2022)
Resumo: O excesso de sais na água de irrigação afeta o potencial produtivo das culturas agrícolas, no entanto, o uso de cobertura morta vem contribuindo para mitigar o estresse salino. O cultivo do sorgo foi conduzido na Horta Didática Professor Luiz Antônio da Silva, pertencente a Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), Redenção- CE. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso, em esquema fatorial 5x2, referentes às estratégias com uso de cobertura vegetal morta, sendo elas EC1: com cobertura durante todo o ciclo; EC2: sem cobertura durante todo o ciclo; EC3: com cobertura durante a fase de crescimento 1; EC4: com cobertura durante a fase de crescimento 2; EC5: com cobertura durante a fase de crescimento 3; versus dois níveis de condutividade elétrica da água - CEa (0,8 dS m-1 e 6,0 dS m-1), com 4 repetições. Aos 90 dias após a semeadura (DAS) foram avaliadas as seguintes variáveis: massa da panícula, comprimento da panícula, número de grãos por panícula, massa de mil grãos e produtividade. A estratégia EC2, proporcionou melhores resultados para massa da panícula, comprimento da panícula, número de grãos por panícula e produtividade. O aumento da concentração de sais na água de irrigação de 6,0 dS m-1 reduziu a produtividade na estratégia de cobertura EC4. A cultura obteve melhor produtividade de grãos na estratégia EC2 não diferindo entre os níveis de condutividade elétrica da água de irrigação.
Descrição: OLIVEIRA, Girna dos Santos. Produtividade da cultura do sorgo sob estresse salino e diferentes estratégias de cobertura vegetal morta. 2022. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2016.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3863
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
GIRNA DOS SANTOS OLIVEIRA Ata.pdf2022_gdossoliveira.pdf171,09 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.