Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3881
Título: A luta pela reforma agrária e demarcação de terras indígenas: o dificil caminho da sustentabilidade ambiental, agrícola e alimentar
Autor(es): Lima, Amanda Marry Xerfan
Palavras-chave: Desterritorialização
Questão Indígena
Luta por Terra
Reforma agrária
Data do documento: 24-Jan-2023
Citação: LIMA, A. M. X. (2023)
Resumo: O artigo tem por objetivo realizar uma análise sobre o processo de conquista de territórios por parte dos indígenas da aldeia Pitaguary e como o programa de reforma agrária vigente tem um papel importante na mitigação dos problemas de perca de faixas de terra. Tal análise demonstrará através de notícias, reportagens e notas e uma entrevista com a liderança indígena da comunidade que esse processo se deu através de conflitos com empresas e poder público. Conflitos estes, que por vezes ocasionaram no uso de ameaças e violências a esse povo. A pesquisa apresenta os conflitos e afirma a importância da efetiva realização do processo de redistribuição de terra na manutenção da vida indígena brasileira e nos conseguintes avanços na autonomização de vários aspectos da autossustentabilidade material e cultural dos Pitaguary.
Descrição: LIMA, Amanda Marry Xerfan. A luta pela reforma agrária e demarcação de terras indígenas: o dificil caminho da sustentabilidade ambiental, agrícola e alimentar. 2023. 15 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3881
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Artigo Amanda Marry Xerfa.pdf2023_amxerfa.pdf287,37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.