Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3884
Título: Estratégias pré-germinativas na quebra da dormência em sementes de leucaena
Autor(es): Bendo, Augusto da Silva Tomás
Palavras-chave: Leucaena leucocephala Lam. de Wit
Plântulas
Planta forrageira
Impermeabilidade de tegumento
Data do documento: 20-Jan-2023
Citação: BENDO, A. S. T. (2023)
Resumo: A leucena pode ser usada na forma in natura na alimentação de aves e ruminantes. Os criadores de caprinos e bovinos, a cultivam como banco de proteína. O índice de germinação em suas sementes sem uma prévia superação da dormência geralmente resulta em baixas taxas de germinação podendo ser inferior a 50%. Assim, objetivou-se com este trabalho, verificar, entre os métodos de superação de dormência adotados, qual proporcionou um maior percentual de emergência de plântulas no seu crescimento inicial. O experimento foi conduzido na cidade de Fortaleza - CE, de baixo de um pergolado com dimensões 1,5 m x 3 m, com sombreamento de 80%, instalado em 15 de dezembro de 2022 e finalizado em 01 de janeiro de 2023. Os tratamentos empregados foram os seguintes: T1: Sementes imersas em água por uma hora (SIA), T2: sementes imersas em extrato de alho (10 gramas de alho + 50 ml de água) por uma hora (SIEA), T3: sementes imersas em água oxigenada 10 volumes (peróxido de hidrogênio a 3%) por uma hora (SAIO10); T4: sementes imersas em água oxigenada 30 volumes (peróxido de hidrogênio a 9%) por uma hora (SAIO30), T5: sementes imersas em suco de abacaxi in natura por 1 hora (SISA); T6: sementes imersas em vinagre a 3% de acidez (SIV); T7: sementes imersas em água fervida a 100°C por 1 minuto (SIA100) e T8: sementes imersas em água solarizada por uma hora (SISOL). O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com oito tratamentos e cinco repetições. As variáveis pesquisadas foram as seguintes: percentual de emergência (PE), índice de velocidade de emergência (IVE), altura de planta (H), comprimento de raiz (CR), matéria da parte aérea (MSPA), matéria seca de raiz (MSR), matéria seca total (MST) e a relação entre MSR e MSPA. A estratégia pré-germinativa mais eficiente para sementes de leucena, foi sementes imersas em extrato de alho por uma hora (SIEA) e sementes imersas em água oxigenada 10 volumes por uma hora (SAIO10).
Descrição: BENDO, Augusto da Silva Tomás. Estratégias pré-germinativas na quebra da dormência em sementes de leucaena. 2023. 11 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira, Redenção-Ceara, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3884
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AUGUSTO DA SILVA TOMÁS BENDO TCC2. ESTRATÉGIAS PRÉ-GERMINATIVAS EM SEMENTES DE LEUCENA (PDF).pdf2023_adastbendo.pdf724,34 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.