Use este identificador para citar ou linkar para este item: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3894
Título: Analise espacial do desenvolvimento de plantas de café arábica sob sistema agroflorestal
Autor(es): Silva, Francisco Bruno Souza
Palavras-chave: Coffea arabica
Geoestatística
Mudanças cimáticas
Sustentabilidade
Data do documento: 14-Jul-2023
Citação: SILVA, F. B. S. (2023)
Resumo: A adoção de sistemas agroflorestais é uma opção para mitigar o impacto das mudanças climáticas na produção de café no Brasil. O objetivo deste estudo foi quantificar a variabilidade espacial do desenvolvimento de cafeeiros da espécie arábica sob sistema agroflorestal no Maciço de Baturité-CE. O estudo foi conduzido em um sistema agroflorestal implantado com café (Coffea arabica L.), na Fazenda Experimental Piroás localizada no município de Redenção-CE. O grid amostral foi do tipo regular, em espaçamento de 8x8 m, totalizando 20 pontos georreferenciados. Em cada ponto do grid foram analisadas as seguintes variáveis: diâmetro do caule, comprimento dos ramos plagiotrópicos, altura de plantas e luminosidade. Os dados foram submetidos à análise geoestatística para determinação da análise espacial. A variável diâmetro do caule obteve melhor ajuste com os modelos gaussiano e esférico, para o comprimento de ramos plagiotrópicos foram os modelos esférico e exponencial enquanto que a altura de planta e luminosidade se ajustaram aos modelos gaussiano, exponencial e esférico. Observou-se forte grau de dependência espacial para diâmetro do caule e altura de planta enquanto para o comprimento de ramos e luminosidade a presença do efeito pepita puro, relação efeito pepita-patamar igual a 100%, ocasionou independência espacial para estas variáveis. Conclui-se por fim que as variáveis ligadas à planta apresentam uma forte correlação com a luminosidade nesse sistema. Os blocos que apresentaram maior luminosidade (Bloco 3 e 4) favoreceram o desenvolvimento das plantas, que apresentaram melhores valores médios nestes blocos e menores valores médios em blocos com índice de luminosidade menor (Bloco 1 e 2).
Descrição: SILVA, Francisco Bruno Souza. Analise espacial do desenvolvimento de plantas de café arábica sob sistema agroflorestal. 2023. 20 f. TCC (Graduação) - Curso de Agronomia, Instituto de Desenvolvimento Rural, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira, Redenção-Ceara, 2023.
URI: repositorio.unilab.edu.br/jspui/handle/123456789/3894
Aparece nas coleções:Artigo - Agronomia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC Francisco Bruno.pdf2023_fbssilva.pdf1,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.